Aplicando traços de acessibilidade e usabilidade web móvel na Universidade Federal de Sergipe: respeito à cidadania e à inclusão digital

Authors

  • Christiano Santos Santana Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Igor Goes Pontes Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Maria Augusta Siveira Netto Nunes Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Railan Xisto Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v2i5.68

Abstract

O crescente acesso às redes móveis expõe a UFS a uma necessidade vertente na atualização de seus padrões web anteriormente estabelecidos, remetendo às necessidades de reconfiguração de padrões objetivando favorecer a inclusão social e digital à comunidade sergipana. Essa pesquisa procurou analisar os problemas e aspectos que envolvem as questões de Acessibilidade e Usabilidade da web móvel relacionados ao site da Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe (POSGRAP-UFS). Considerando-se a importância do uso desse portal para o meio acadêmico e comunitário, criou-se uma versão móvel considerando-se as normas e padrões do W3C (World Wide Web Consortium). Os resultados concretizaram melhorias na interface, layout e arquitetura na nova versão quando comparado à versão Desktop, reiterando, então, o respeito à cidadania, a inclusão digital e social. Em síntese, a presente pesquisa procurou estabelecer a equidade tecnológica, servindo de subsídio para o desenvolvimento futuro de outros sub-portais da UFS e em resposta, facilitando o acesso para os usuários do sistema, reduzindo os possíveis obstáculos nas interações pré-existentes via dispositivos móveis.

Author Biographies

Christiano Santos Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Bacharelando em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trabalha com pesquisas na áreas de Computação Afetiva e Sistemas de Recomendação com ênfase no Desenvolvimento Mobile.

Igor Goes Pontes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Bacharelando em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Sergipe. Atua em pesquisas nas áreas de Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Usabilidade e Acessibilidade em dispositivos móveis e trabalha como desenvolvedor de aplicativos para iPhone, Android e Windows Phone 7.

Maria Augusta Siveira Netto Nunes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor Adjunto do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PROCC) no mesmo departamento.Doutora em "Informatique pela Université de Montpellier II - LIRMM em Monpellier, França (2008).

Railan Xisto Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Bacharelando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trabalha com pesquisas na áreas de Computação Afetiva e Sistemas de Recomendação com ênfase no Desenvolvimento Mobile.

Published

2012-12-19

Issue

Section

Artigos (Ativos de 2011 até 2014)