Indicações geográficas (IGs): instrumento de desenvolvimento sustentável

Authors

  • Gilvanda Silva Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Maria Da Glória Almeida Bandeira Universidade Federal do Maranhão
  • Jaqueline Silva Nascimento Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.47059/geintecmagazine.v2i4.51

Abstract

As Indicações Geográficas (IGs) constituem uma forma de proteção intelectual voltada para a valorização dos conhecimentos tradicionais, sobretudo no meio rural. Tal proteção tem levado a diversas melhorias nos processos de obtenção de produtos e na prestação de serviços que guardam em si as características da região. Como a inserção social e a preservação ambiental estão fortemente associadas às IGs, estas podem ser consideradas fortes precursoras do desenvolvimento sustentável de uma região ou Comunidade. O presente trabalho objetivou demonstrar que as IGs podem ser responsáveis e facilitadoras do desenvolvimento econômico, financeiro e social de determinadas regiões. Assim, foram abordados aspectos conceituais e de legislação sobre IGs, os inúmeros benefícios econômicos, sociais e ambientais que trazem uma IG, a necessidade da organização no campo, e finalmente as demandas por políticas públicas que incentivem a criação de novas IGs brasileiras e desenvolvam as já existentes.

Author Biographies

Gilvanda Silva Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora em Quimica Ambiental, é docente e pesquisadora da UFMA. Diretora do Depto. de Apoio a Projetos de Inovação e Gestão de Serviços Tecnológicos, DAPI/PPPG - UFMA.

 

 

Maria Da Glória Almeida Bandeira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Engenharia de Alimetos, é docente e pesquisadora da UFMA. Coordenadora de propriedade Intelectual do Depto. de Apoio a Projetos de Inovação e Gestão de Serviços Tecnológicos, DAPI/PPPG - UFMA.

Jaqueline Silva Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do Curso de Turismo da UFMA, é bolsista do Depto. de Apoio a Projetos de Inovação e Gestão de Serviços Tecnológicos, DAPI/PPPG - UFMA.

Published

2012-10-28