O crescimento no número da produção intelectual na Universidade Federal de Sergipe após a implantação do programa de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação

Authors

  • Edmara Thays Neres Menezes Universidade Federal de Sergipe
  • Suzana Leitão Russo Universidade Federal de Sergipe
  • Gabriel Francisco da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Manuel Luiz Figueroa Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v2i2.43

Abstract

As discussões sobre propriedade intelectual têm mobilizado diversos setores da sociedade e produzido grande impacto em todos os níveis da economia mundial. A essa influência da produção, aquisição e exploração do conhecimento, não está imune às universidades, que não pode se esquivar da discussão sobre o assunto, ou das suas consequências. Assim os Centros de Transferência de Tecnologia e os NIT’s possuem a função de disseminar a importância da inovação para a obtenção de vantagens competitivas e de sucesso comercial e, em particular, o papel fundamental das patentes na gestão da inovação. Neste sentido o presente artigo apresenta um estudo sobre o crescimento da propriedade intelectual na Universidade Federal de Sergipe após a implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, mostrando então que a política de fomento tem gerado resultados satisfatórios indentificando que a existência de instrumentos de apoio ao desenvolvimento da pesquisa inovadora tende a estimular um crescimento constante da inovação tecnológica na universidade.

Author Biography

Edmara Thays Neres Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda do Curso de Estatistica na Universidade Federal de Sergipe. Atualmente Secretária do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia.

Published

2012-06-24

Issue

Section

Artigos (Ativos de 2011 até 2014)