Extração, hidro-esterificação e metilação dos lipídios da macroalga Gracilaria Caudata, aplicando catalise heterogênea na preparação do biodiesel

Authors

  • Iolanda Cristiny Nascimento Duarte Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Luiz Gonzaga de Oliveira Matias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Luiz Di Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Carlos Henrique Catunda Pinto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Rosinere Ferreira da Costa Rebouças Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Anderson Fernandes Gomes Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v5i1.428

Abstract

O biodiesel se enquadra perfeitamente nas exigências ambientais requeridas por ser um biocombustível renovável, biodegradável e não-tóxico apresentando-se como uma possível solução para amenizar os problemas atuais provocado pela dependência do petróleo pela sociedade, reduzindo alguns efeitos causadores do aquecimento global. O presente trabalho relata a extração dos lipídios da macroalga Gracilaria caudata e a utilização dos mesmos na preparação do biodiesel. A metodologia utilizada para extração dos lipídios foi extração à quente usando hexano como solvente e também o método de extração a frio, usando a mistura de solventes, clorofórmio/metanol numa proporção de 2:1. O método de conversão foi hidro-esterificação usando iodo sublimado na presença de álcool, etílico ou metílico. Com essa metodologia pode-se obter resultados interessantes para a aplicação do biodiesel feito a partir da matéria prima.

Author Biographies

Iolanda Cristiny Nascimento Duarte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciada em Química

Luiz Gonzaga de Oliveira Matias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1990) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biocombustiveis: preparação de biodiesel a partir oleaginosas e de macroalgas.Sintese de produtos naturais.

Luiz Di Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1987), mestrado (1992) e doutorado (1996) em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos Atualmente é professor adjunto 4 do departamento de química e membro efetivo do mestrado em Ciências Naturais (MCN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Polímeros, na área ambiental com pesquisas em monitoramento da qualidade da água e energia na área de síntese de novos catalisadores heterogêneos para produção de combustíveis e na área de síntese e controle de qualidade de combustíveis. Tem 8 trabalhos publicados em periódicos internacionais e dezenas de trabalhos publicados em periódicos e sítios de circulação nacional e cerca de 300 trabalhos publicados em anais de eventos científicos da área de química ou correlata. Participa de projeto de extensão que monitora a qualidade das água do Rio Grande do Norte (programa água azul) e como consultor de assuntos ambientais do Ministério publico local. Também atua na área de educação em química desenvolvendo ações que facilitem a aprendizagem pelo uso de técnicas que utilizam as artes cênicas.

Carlos Henrique Catunda Pinto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Departamento de Química e professor do Curso de Especialização em Gestão Ambiental da UERN, e atuou como professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Produção (2003-2010). Atuou como Técnico Ambiental de Nível Superior do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Norte - IDEMA, de 2003 a 2008 na Área de Licenciamento e Controle Ambiental, nas atividades de Petróleo, Postos de Combustíveis, Armazenamento de GLP e Transporte de Cargas Perigosas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação tecnológica, Propriedade Intelectual, Transferência de tecnologia, Empreendedorismo e Incubação de empresas, Propriedade industrial, Projetos para captação de recursos, Aplicações do minério vermiculita na Proteção Ambiental, Processos de adsorção, Processo de separação, Separação de metais pesados de água e óleo de petróleo, Gestão ambiental, Tecnologias ambientais, Desenvolvimento de filtros para remoção de nitrato de águas para abastecimento público e obtenção do biodiesel através do processo químico de transesterificação catalítica utilizando diversas oleaginosas. Possui uma patente de modelo de um Sistema Separador de óleo-água em um pedido de patente de um copo biodegradável e descartável produzido a partir do bagaço do caju e desde 2003 atua como perito judicial ambiental no Estado do RN.

Rosinere Ferreira da Costa Rebouças, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

- Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente – Icapui - CE

- Função ou cargo ocupado: Agente ambiental

Anderson Fernandes Gomes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN

Mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2013), graduado em Quimica (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010). Bolsista de mestrado e iniciação cientifica do CNPQ durante 4 anos e Professor de Química do quadro efetivo do Estado do RN (SEEC) durante 1 ano. Atualmente professor permanente do ensino básico, técnico e tecnológico (IFRN). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Biocombustíveis, atuando principalmente com a caracterização de óleos e frações lipídicas visando a síntese de biodiesel. Além disso, participa de pesquisas relacionadas a transesterificação alcalina de frações lipídicas provenientes da biomassa microalgal.

References

ARESTA,M.; DIBENEDETTO, A.; CARONE, M.; COLONNA, T.; FRAGALE, C., Production of biodiesel from macroalgae by supercritical CO2 extraction and thermochemical liquefaction, Environ. Chem. Lett., (3), 136-139, 2005ª.

ARESTA, M.; DIBENEDETTO, A.; BARBERIO, G.,Utilization of macro-algae for enhanced CO2 fixation and biofuels production: development of a computing software for an LCA study, Fuel Processing Technology, (86), 1679-1693, 2005b.

BARBOSA, J.C.S.; Serra, A.A.; Ultra-som (i): influência do ultra-som na química, Química Nova 15 (1992) 302-316.

BLIGH, E.G. e DYER, W.J. A rapid method of total lipid extraction and purification. Canadian Journal of Biochemistry and Physiology, v.37. 1959.

BUX, F.; SINGH, B.; GULDHE, A.; RAWAT, I., Towards a sustainable approach for development of biodiesel from plant and microalgae, Renewable and sustainable Energy reviews, 29, 216-245 (2014).

CECCHI, H. M.. Fundamentos Teóricos e Práticos em Análise de Alimentos, 2ª Edição, Campinas, SP, Editora da UNICAMP, 2003.

CHENG,J.; HUANG, R.; YU, T.; LI. T.; ZHOU, J.; CEN, K., Biodiesel production fromn lipids in wet microalgae with microwave irradiation an bio-crude production from algal residue through hydrothermal liquefaction, Bioresource Technology, 151, 415-418, (2014).

CHIDAMBARAM, D.; BALA, D.D.; MISRA, M., Single step esterification of algae oil using mesoporous solid acid catalyst, Fuel, (117), 1093-1095, (2014).

CHISTI, Y., Biodiesel from microalgae beats bioethanol. Trends Biotechnol. 26, 126–131, 2008.

CHRISTIE, W. W. Lipid analysis. 2 ed. Oxford: Pergamon Press, 1982. 207p.

CHUNFANG, G., WEI, X., YILIANG, Z., WENQIAO, Y. and QINGYU, W.; Rapid quantitation of lipid in microalgae by time-domain nuclear magnetic resonance; Journal of Microbiological Methods , 75, 437–440,(2008).

CORDEIRO, C. S.; Compostos Lamelares Como Catalisadores Heterogêneos em Reações de (Trans) Esterificação (M)Etílica. ; Tese (Doutorado em Química) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2008.

CRUZ, R.S.; FRANCO, A.L.C.; LOBO, I.P., Biodiesel de microalgas: avanços e desafios, Química Nova, 36(3), 437-448, (2013).

DENG, S.; REDDY, H.K.; MUPPANENI, T.; PATIL, P.D.; PONNASAMY, S.; COOKE, P.; SCHAUB, T., Direct conversion of wet algae to crude biodiesel under supercritical ethanol conditions, Fuel, (115), 72-726, (2014).

FELTES, M. M. C.; Estudo da síntese enzimática de triglicerídeos a partir de óleo de peixe. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.

FILHO,N.R.A., MENEZES, R.S.; LELES, M.I.G.; SOARES, A.T.; MELO FRANCO, P.I.B., Avaliação da potencialidade de microalgas dulcicolas como fonte de matéria-prima graxa para a produção de biodiesel, Química Nova, 36 (1), 10-15 (2013).

FOLCH, J., LEES,M., STANLEY, G.H.S., A simple method for the isolation and purification of total lipides from animal tissues. J. Biol. Chem. 226, 497–509, 1957.

HALLENBECK, P.C.; ADBELAZIZ, A.E.M.; LEITE, G.B., algal biofuels: challenges and oppoutnities, Bioresource Techonology, (145), 134-141, (2013).

MACEIRAS, R.; RODRIGUEZ, M.; CANCELA, A.; URREJOLA, S.; SANCHEZ, A., Macroalgae: raw material for biodiesel production, applied Energy, (88), 3318-3323(2011).

MEIRELES, A.J.A. (1991): Mapeamento geológico/geomorfológico da planície costeira de Icapuí, extremo leste do Estado do Ceará. Diss. Mestrado, Centro de Tecnologia, Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Recife, 1991, 178p. il.

MIGUEL, A.; ANDRADE, J.B. Rapid Quantification Of Tem Policydic Aromatic Hydrocarbons In Atmospheric Acrosols By Direct HPLC Separation After Ultrasonic Acetonitrile Extraction. Internacional Journal Of Envinonmental Analytical Chemistry, v.35, p.35-41. 1998.

MORAIS, M.G.; COSTA, J.A.V., PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DE MICROALGAS CULTIVADAS COM DIÓXIDO DE CARBONO; Ciências Agrotec. Lavras, V. 32, n. 4, 1245-1251, jul/ago, (2008).

PARK, J.M.; KIM, Y.; LIM, S.R.; JUNG, K.A., Potencials of macroalgae as feedstocks for biorefinery, Bioresource Technology, (135), 182-190, (2013).

RAMALINGA, K; VIJAYALAKSHMI, P.; A Mild and Efficient Method for Esterification and Transesterification Catalyzed by Iodine, Tetrahedron Letters. Vol. 43. 2002.

RENAUD, S. and LUONG-VAN, J., Seasonal variation in the chemical composition of tropical australian marine macroalgae. J. Applied Phycol., 18: 381-387, 2006

RENGANATHAN, S,; SUGANYA, T.; KASIRAJAN, R., Ultrasound-enhanced rapid in situ transesterification of marine macroalgae Enteromorpha compressa for biodiesel production, Bioresource Technology, (156), 283-290, (2014).

SEIDER, W., D.; SILVA, C.; SOLIMAN; CAMERON, G.; FABIANO, L.A., Comercial-scale Biodiesel production from algae, Ing. Eng. Chem. Res., (53), 5311-5324, (2014).

SIJTSMA, L. and SWAAF, M.E. , Biotechnological production and applications of the 3-polyunsaturated fatty acid docosahexaenoic acid. Applied Microbiol. Biotechnol., 64: 146-153, 2004.

SILVERSTEIN RM, BASSLER GC, MORRILL T., Spectrometric identification of organic compounds. New York: Wiley; 1991.

YANG, J.W.; PARK, M.S; KIM, C.W.; KIM, K.; LIM, J.; LEE, H.; YOO, G.; KIM, J., Methods of downstream processing for the production of biodiesel from microalgae, Biotechnology advances, (31), 862-876, (2013).

YUSUF, C.; Biodiesel from microalgae. Biotechnol. Advances, 25: 294-306, 2007.

WANG, G.; GENG, S.; DAROCH, M., Recent advances in liquid biofuel production from algal feedstocks, Applied Energy, (102), 1371-1381, (2013).

Published

2015-03-28

Issue

Section

Innovative science and technology