A estratégia do oceano azul: um estudo de caso em uma empresa de serviços na cidade de Campina Grande – PB

Authors

  • Leandro Correia Xavier Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTec/PB)
  • Robson Fernandes Barbosa Universidade Federal de campina Grande - UFCG
  • Jackson Epaminondas de Sousa Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Diego Fernandes Barbosa INFRAERO
  • Stefane Nogueira Alexandre UFCG

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v5i3.423

Abstract

As empresas se utilizam de estratégias e atitudes para chegar a um determinado objetivo, observando os pontos fortes e fracos do ambiente interno e externo da organização. Assim, têm-se a teoria do trade-off (valorXcusto) no qual as empresas sempre optam por um de dois caminhos: agregar valor ao produto para cobrar mais, ou o cobrar menor preço com um produto menos diferenciado. Hoje, emerge no mundo científico um novo paradigma, a estratégia do oceano azul, a qual afirma que é possível as empresas optarem, de uma só vez, pela diferenciação e pela liderança em preços. Este trabalho visa verificar a relação entre a estratégia do oceano azul com a adotada por uma empresa de serviços de pesquisa e intermediação de compras de mantimentos, que concorre com supermercados, ofertando os mesmos produtos, porém, de forma inovadora com este tipo de comercialização na cidade de Campina Grande-PB, através da compra pela internet. Trata-se de um estudo de caso aplicado aos principais supermercados do município e para tratamento dos dados utilizou-se da abordagem quali-quantitativa. Foi analisada a percepção do cliente e feito a matriz de avaliação de valor, tanto do setor de atuação quanto da empresa estudada. Concluiu-se, que a estratégia adotada está alinhada com a estratégia de oceano azul, pois, igualmente aos supermercados, a empresa estudada supre a necessidade dos clientes, todavia, sem utilizar estoques, com entrega em domicílio e atendimento personalizado, tudo isto sem acrescentar maiores custos ao consumidor final, liderando em preços ao passo que se diferencia da concorrência.

Author Biographies

Leandro Correia Xavier, Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTec/PB)

Graduado em Administração de Empresas - UFCG. Mestre em Administração de Enpresas - UFPB

Robson Fernandes Barbosa, Universidade Federal de campina Grande - UFCG

Graduado em Administração de Empresas - UFCG (2004) e Mestre em Engenharia de Produção - UFPB (2009). Atualmente é professor efetivo do curso de Engenharia de Produção do Campus de Sumé (CDSA).

Jackson Epaminondas de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduando em Engenharia de Produção (UFCG), referente ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA)

Diego Fernandes Barbosa, INFRAERO

Graduado em Engenharia Civil - UFCG. Especialista em Gestão Pública - Fortium/Brasília-DF. Atualmente é funcionário público da INFRAERO e ocupa cargo de coordenação.

Stefane Nogueira Alexandre, UFCG

Graduanda em Engenharia de Produção - UFCG

References

BEUREN, I. M. Como Elaborar Trabalhos Monográficos: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2003.

CERTO, S. C.; PETER, J. P. Administração Estratégica: planejamento e implementação de estratégia. São Paulo: Makron Books, 1993.

COLLINS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: Um Guia Prático para Alunos de Graduação e Pós-Graduação. Porto Alegre: Bookman, 2005.

DOLABELA, F. O Segredo de Luiza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor (Entrepreneurship): Práticas e Princípios. 1ª Edição. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

FILION, L. J. Empreendedorismo: Empreendedores e Proprietários-Gerentes de Pequenos Negócios. Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 05-28, abril/junho 1999.

KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

LEMOS, C. Inovação na Era do Conhecimento. In: LASTRES, H.; ALBAGLI, S. Informação e Globalização na Era do Conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999. Cap. 5.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Strategy Safari. New York: The Free Press, 1998.

NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. 3ª Edição. ed. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2007.

PORTER, M. E. Competição On competition: estratégias competitivas essenciais. [S.l.]: Campus, 1999.

PORTER, M. What Is Strategy? HBR On Point, p. 21, 01 novembro 1996.

SANTOS, A. R. D. Metodologia Científica: A construção do Conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

SHIKIDA, P. F. A.; BACHA, C. J. C. Notas Sobre o Modelo Schumpeteriano e suas Principais Correntes de Pensamento, Passo Fundo, v. 5, p. 107-126, maio 1998.

SHIKIDA, P. F. A.; BACHA, C. J. C. Notas Sobre o Modelo Schumpeteriano e suas Principais Correntes de Pensamento, Passo Fundo, v. 5, p. 107-126, maio 1998.

SHIKIDA, P. F. A.; RISSARDI, D. J. A Agroindústria Canavieira do Paraná Pós-Desregulamentação: Uma Abordagem Neoshumpeteriana. Coluna do Saber, Cascavel, 2006.

USHIWATA, F. et al. As perspectivas do Comércio Eletrônico no Brasil e no mundo. Janus: Revista de pesquisa científica, Lorena, v. 3, 2006.

VALADARES, M. Planejamento como um Fator de Sucesso. Rio de Janeiro: Qualtymark, 2006.

Published

2015-09-01

Issue

Section

Innovative science and technology