Análise de um projeto de investimento para minimização de quebras de estoque com a utilização da metodologia multi-índices e da simulação de Monte Carlo

Authors

  • Felipe Medeiros Greca
  • Regiane Larissa Barddal PUCPR
  • Suelen Cristina Ravache PUCPR
  • Dayane Gomes Silva PUCPR
  • Anderson Catapan UTFPR
  • Paulo Fernando Martins

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v4i3.380

Abstract

Este trabalho é um estudo de caso realizado na empresa Alfa Distribuidora de Alimentos, com sede em Colombo/PR, que atua na distribuição de produtos refrigerados, principalmente iogurtes. Apresenta como objetivo analisar um projeto de investimento para minimização das quebras de estoque. Para tanto, utilizou-se a metodologia multi-índice e a simulação de monte Carlo, além de entrevistas semi-estruturadas com os colaboradores do setor de estoques e análises quantitativas das quebras ocorridas durante o 2° Semestre de 2012. Baseando-se em uma proposta de ampliação da estrutura de armazenamento foram determinados os fluxos de entrada e saída de caixa, assim como parâmetros de variação. Com base neste fluxo foram calculados vários indicadores, tanto de retorno quanto de risco, e verificou-se a viabilidade do investimento proposto, visto que na Simulação de Monte Carlo a probabilidade do VPL ser maior que zero é 100%, a TIR ser maior que a TMA é 100% e na Metodologia Multi-Índices os retornos são superiores aos riscos do projeto.

Author Biography

Anderson Catapan, UTFPR

Pós-doutor em Gestão pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), Doutor em Administração pela PUCPR com período sanduíche na Universidade do Porto (Portugal), Mestre em Contabilidade e Finanças pela UFPR, MBA em Administração, Pós-graduado em Contabilidade com ênfase em Controladoria, Contador pela PUCPR, Engenheiro Elétrico com ênfase em Telecomunicações pela UFPR. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

References

ARNOLD, J. R. Tony, Administração de materiais. São Paulo: Atlas, 1999.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70ª Ed. Lisboa: Personal, 2006.

BERTAGLIA, Paulo Roberto, Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

CAMARGO, Camila. Análise de investimentos e demonstrativos financeiros. 20ª Ed. Curitiba: IBPEX, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à administração dos materiais. São Paulo: Makron, 1991.

CLEMENTE, Ademir. Projetos empresariais e públicos. 3° Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

CORREA, Henrique L.; GIANESI, Irineu G. N.; CAON, Mauro. Planejamento, programação e controle da produção. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

DELHOME, Patricia; MEYER, Thierry. Les projets de recherche em psychologie Sociale. Paris: Armand Colin,1997.

FENSTERSEIFER, Jaime, E.; SAUL, Nestor. Investimentos de capital nas grandes empresas. Revista de Administração – RAE, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 3-112, jul/set. 1993.

FRANCISCHINI, Paulino G.; GURGEL, Floriano do Amaral. Administração de materiais e do patrimônio, 1ª Ed. São Paulo: Thomson Pioneira, 2004.

GOULART, Íris Barbosa. Temas de psicologia e administração. São Paulo: All Books, 2006.

LAPA, João Carlos da. Ganhar mais perdendo menos: como combater perdas no varejo. Brasília: SENAC DF, 2010.

LONGENECKER, Justin G.; MOORE, Carlos W.; PETTY, J. William. Administração de pequenas empresas. São Paulo: Makron Books, 1997.

MARQUES, Wagner Luiz. Contabilidade geral I – segundo a lei 11638/2007 das sociedades anônimas – passo a passo da contabilidade. 1ª Ed. Cianorte: Vera Cruz, 2010.

PATTON, M. Q. Qualitative Evaluation Methods. 7ª Ed. Beverly Hills, CA: Sage, 1986.

PIOTTO, Rosalvo Lucas; FÁVERO, Luiz Paulo Lopes; e ANGELO, Claudio Felisoni. O Perfil das Perdas no Varejo no Brasil e nos EUA: Estratégias e Implicações. VII SEMEAD – FEA USP. São Paulo, 2004.

REBELATTO, Daisy. Projeto de investimento. Barueri: Manole, 2004.

REIS, Linda G. Produção de monografia: da teoria à prática. 2ª Ed. Brasília: Senac-DF, 2008.

SOUZA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Decisões financeiras e análise de investimentos. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SUMITA, Eduardo Takeki et al. A prevenção de perdas no pequeno e médio varejo supermercadista. Monografia (Curso de Especialização em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.

VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ZOUAIN, Deborah Moraes. Pesquisa qualitativa em administração. 2° Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

VIEIRA, Helio Flavio. Gestão de estoques e operações industriais. Curitiba: IESDE, 2009. p.193.

WANKE, Peter F. Gerência de operações – Uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010.

YIN, Robert K. Case study research: design and methods. 3ª Ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2003.

Published

2014-09-28

Issue

Section

Artigos (Ativos de 2011 até 2014)