Regras de priorização no sequenciamento de produção flexível e número finito de centros de trabalho

Authors

  • Loana Wollmann Taborda Universidade Federal Santa Maria - UFSM
  • Adalberto Lovato Sociedade Educacional Três de Maio- SETREM
  • Sérgio Luiz Jahn Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v4i1.258

Abstract

Este trabalho foi desenvolvido em uma indústria do ramo metal mecânico, localizada região Noroeste do Rio Grande do Sul. Objetivou-se aumentar a produção diária total de um conjunto de máquinas diferentes num sistema de produção flexível. Utilizou-se o método de observação analítico. Programar o seqüenciamento da produção é uma das atividades mais complexas no gerenciamento da atividade fabril. É onde se determina o cronograma detalhado de atividades e quando elas devem ser iniciadas e terminadas. Mas isso não é o bastante, é necessário que haja sincronização entre as atividades, ou seja, se decida e estabeleça a ordem em que as tarefas serão executadas numa operação, máquina ou célula. O melhor sequenciamento foi encontrado com a utilização de um método heurístico. Observou-se ao final do trabalho, que a priorização de atendimento diferenciado nos centros de trabalho minimiza o tempo de fabricação de um conjunto.

Palavras-chave: programação da produção; sequenciamento; sincronização; priorização.

Author Biography

Loana Wollmann Taborda, Universidade Federal Santa Maria - UFSM

Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP

Mestrado em Engenharia de Produção

References

AFT, L. S. Work Measurement & Methods Improvement. New York: Wiley, 2000, 452 p.

DAVIS, M. M.; AQUILIANO, N. J.; CHASE, R. B. Fundamentos da Administração da Produção. Trad. Eduardo D’Agord Schaan et al. 3.ed. Porto Alegre: Bookmann, 2001, 598 p.

DICTIONARY OXFORD. Advanced Learner’s. 1989

CORRÊIA, H.; GIANESI, I. Gestão de Operações. 2. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 1998, 593 p.

GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da Produção e Operaçãos. Trad. José Carlos Barbosa dos Santos. 8. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001. 598 p.

LOVATO, A.; EVANGELISTA, M.; GÜLLICH, R. Metodologia da Pesquisa: normas para apresentação de trabalhos: redação, formatação e editoração. 2 ed. Três de Maio: Setrem, 2007.

SIQUEIRA, L.; TORIHARA, R. T. Otimização de Sequenciamento de Tarefas. Disponível em http://www.epr.unifei.edu.br/TD/producao2002/PDF/Lucas%20e%20Roberto.PDF

Acesso em jun. 2008.

SLACK, N. et al. Administração da Produção. 2. ed.São Paulo: Atlas, 2002. 747 p.

WEISE, A. et al. Um estudo sobre o tempo-padrão no processo produtivo de recapagem de pneus em uma concessionária de veículos. Revista Gestão & Produção. v. 10 n. 1 p. 113-124, jan 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/acontece/publicacoes-feevale/revista-gestao-e-desenvolvimento Acesso em: 04 mar. 2013.

Published

2014-03-17

Issue

Section

Artigos (Ativos de 2011 até 2014)