Desenvolvimento de uma unidade piloto destinada a extração do óleo de vísceras de tilápia para posterior utilização na cadeia produtiva de biodiesel

Authors

  • Francisco Assis Mota UFPI - Universidade Federal do Piaui
  • Francisco Francielle Pinheiro dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Auceliane André da Silva Nucleo Tecnológico do Ceará
  • Jackson de Queiroz Malveira Universidade Federal do Piaui
  • José Tarcisio Costa Filho Nucleo Tecnológico do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v4i3.233

Abstract

A cadeia produtiva de biodiesel necessita de matérias-primas que possuam valor agregado, alta capacidade de produção e custo competitivo. Neste contexto, a utilização do óleo extraído das vísceras de Tilápia apresenta-se como uma ótima alternativa de matéria-prima para a produção de biodiesel, em especial no Estado do Ceará que apresenta grande capacidade de produção do pescado. No estado do Ceará a produção deste tipo de pescado é de aproximadamente 17 mil toneladas/ano podendo chegar a 218.930.000 toneladas anuais. As vísceras extraídas da Tilápia possuem o potencial de produzir 73.625 toneladas mensais de óleo, podendo chegar a uma produção de 913.000 mil toneladas. Assim, foi desenvolvido a partir dos resultados e ensaios laboratoriais o projeto de engenharia e construção de uma unidade com capacidade de produção de 25 litros por hora de óleo de vísceras de peixe. Esta unidade de extração e beneficiamento de gordura de vísceras de tilápia encontra-se em construção e passará por testes e ajustes mecânicos para então ser implantada em locais estratégicos, estimulando o ciclo de produção e comercialização do óleo. O óleo obtido apresentou 28,60% em ácido oléico, 33,19% de palmítico mostrando que este possui percentuais compatíveis com óleos já utilizados no setor produtivo de biodiesel. A caracterização dos ésteres metílicos presentes no biodiesel de tilápia, pode-se constatar a presença de ésteres oléico 36,56% e palmítico 23, 97%, comprovado assim, sua perfeita utilização na produção deste biocombustível.

Palavras-chave:Tilapia, Vísceras,Biodiesel, máquina.

 

Author Biography

Francisco Assis Mota, UFPI - Universidade Federal do Piaui

Profdessor da universidade Federal do Piaui. Conhecimento em projetos de equioamentos, simuladores de processos, biocombustíveis e petróleo.

Published

2014-09-28

Issue

Section

Artigos (Ativos de 2011 até 2014)