Véritas Mouseion - dicionário eletrônico terminológico: ferramenta de formação de conhecimentos específicos da museologia

Authors

  • Irla Suellen da Costa Rocha Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Romário Rodrigues Portugal Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Sendy Santos Matos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Janaina Cardoso de Mello Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.47059/geintecmagazine.v2i1.23

Abstract

O presente artigo tem por objetivo apresentar o projeto “Véritas Mouseion – Dicionário Eletrônico de Termos Museológicos”, como também esclarecer as técnicas que serão utilizadas para o seu desenvolvimento. Nesta proposta de inovação tecnológica os dados em forma de tesauros serão utilizados no Dicionário Eletrônico de termos museológicos em língua portuguesa, ferramenta básica para o processamento automático de textos. A pesquisa de anterioridade verificou a inexistência de produto similar no Brasil e em Portugal. Frente a necessidade de armazenar, organizar e compreender informações na contemporaneidade, busca-se a criação de verbetes a partir do vocabulário já inicialmente catalogado no projeto “Mnemosine Digital – Banco de Dados sobre Museologia e Patrimônio” (2010-2011), realizado anteriormente pelo Grupo Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano (GEMPS/CNPq). Durante o texto são debatidos temas concernentes a formação teórica do dicionário como: Linguagem, Terminologia e aspectos sobre Museografia que fazem parte das representações culturais e lingüísticas da área.

Palavras – chave: Dicionário, Museologia e Terminológia

Author Biographies

Irla Suellen da Costa Rocha, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Estudante de Letras Porutguês da Universidade Fedaral de Sergipe (UFS), bolsista PIBIT/CNPq (2011-2012) com o Projeto "Véritas Mouseion - dicionário eletrônico de termos museólogicos", orientado pela profa. Janaína Cardoso de Mello.

Romário Rodrigues Portugal, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Estudante de Museologia da Universidade Fedaral de Sergipe (UFS), bolsista PIBIT/UFS (2011-2012) com o Projeto "Véritas Mouseion - dicionário eletrônico de termos museólogicos", orientado pela profa. Janaína Cardoso de Mello.

Sendy Santos Matos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Estudante de Museologia da Universidade Fedaral de Sergipe (UFS), bolsista PIBIT/FAPITEC-SE (2011-2012) com o Projeto "Véritas Mouseion - dicionário eletrônico de termos museólogicos", orientado pela profa. Janaína Cardoso de Mello.

Janaina Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Docente do Núcleo de Museologia e do PROARQ-Mestrado em Arqueologia da UFS, Doutora em História Social (UFRJ) e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Memória e Patrimônio Sergipano (GEMPS).

Published

2012-03-23

Issue

Section

Articles