E-commerce na construção civil: uma inovação tecnológica que gera impactos no comportamento do consumidor.

Authors

  • Murilo Moreira Nascimento Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Everaldo Marcelo Sousa da Costa Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v3i4.220

Abstract

Este artigo apresenta um estudo quantitativo sobre o comportamento do consumidor do e-commerce no setor da construção civil. Foi aplicado um survey com questionários online, no qual buscou-se avaliar os fatores utilitários, hedônicos, sociais e de intenção de uso com a finalidade de entender qual a relação existente entre os fatores supracitados e o processo de aceitação/adoção do comércio eletrônico como ferramenta de consumo de imóveis, já que há possibilidade desses elementos influenciarem na decisão de compra de produtos voltados à construção civil. Para análise das hipóteses foi realizadas a técnica de regressão multivariada que consiste na verificação do relacionamento linear existente entre os construtos propostos. Obteve-se como resultado que consumidores de produtos de alto valor agregado possuem alta satisfação no uso do e-commerce, bem como percebem o valor social como um fator importante na definição da intenção de uso da ferramenta para futuras aquisições de imóveis.

Author Biographies

Murilo Moreira Nascimento, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia - UNAMA e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Marketing Tecnológico da mesma instituição

Everaldo Marcelo Sousa da Costa, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia-UNAMA e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Marketing Tecnológico da mesma instituição.

Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestrando em Administração da Universidade da Amazônia - UNAMA e Membro do Grupo de Pesquisa em Marketing Tecnológico - MKT da mesma instituição.

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia-UNAMA e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Marketing Tecnológico da mesma instituição.

Published

2013-12-03

Issue

Section

Artigos (Ativos de 2011 até 2014)