Um Estudo Sobre a Geração de Relatórios de Manutenção Através do Uso de Smartphones

Authors

  • Andressa Amaral de Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Tiago Silveira Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Igor Lucas dos Reis Faculdade Pitágoras de Betim

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v8i1.1164

Abstract

O presente artigo apresenta uma proposta de informatização para a elaboração de relatórios técnicos por empresas que prestam serviços de manutenção (mecânica, hidráulica, etc.), através da utilização de um smartphone integrado ao sistema utilizado pela empresa. Devido à celeridade exigida pela indústria o relatório técnico deve estar integrado ao sistema operacional da empresa, pois dessa forma, a capacidade de utilização desses dados pela equipe de planejamento poderá ter eficiência e eficácia. A elaboração deste artigo foi realizada por meio de métodos bibliométricos e bibliográficos, com o objetivo de verificar o atual estado da arte sobre o tema. Com o uso do sistema de relatórios por aplicativo, esperam-se significativos ganhos para a gestão de manutenção, pois tal uso permite aos colaboradores técnicos um maior entendimento bem como um histórico detalhado sobre um dado equipamento, ou seja, aperfeiçoa-se assim o funcionamento de máquinas e equipamentos o que pode reduzir avarias futuras. Devido às vantagens demonstradas no presente artigo, a implantação de aplicativos de manutenção mostrar-se-á cada vez mais viável e aderente dentro de um contexto de engenharia, seja por permitir a coleta de dados em tempo real, seja por propiciar a integração entre o setor de planejamento e de operação das organizações.

Author Biographies

Andressa Amaral de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Administração (PUC Minas). Mestre em Engenharia de Produção (UFMG, 2007). Especialista em Docência no Ensino Superior e Gestão Acadêmica (IMIH, 2017). Graduada em Engenharia de Produção (UFV, 2004).

Tiago Silveira Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina (UFMG). Mestre em Engenharia de Produção (UFMG, 2013). Graduado em Ciências Econômicas (UFV, 2011).

Igor Lucas dos Reis, Faculdade Pitágoras de Betim

Graduando em Engenharia de Produção na Faculdade Pitágoras. Técnico em Mecânica Industrial pelo SENAI (2012)

References

BRITO, Jorge et al. Clusters industriais na economia brasileira: uma análise exploratória a partir de dados da RAIS. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 32, n. 1, p. 71-102, 2016.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração – 8ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Desafios para a indústria 4.0 no Brasil / Confederação Nacional da Indústria. – Brasília: CNI, 2016.

DA SILVA, Marcelo Pereira et al. Dispositivo Integrado a um Sistema Colaborativo para o Monitoramento e Localização de Pessoas. Anais do Computer on the Beach, p. 115-123, 2014.

FARAH, Moisés Francisco Júnior. A empresa brasileira e os desafios da globalização: o papel da pesquisa científica na busca de novos modelos de gestão. Revista da FAE, v. 2, n. 2, 2017.

FERREIRA, Lohan; PEREIRA, Lidiane; SILVA, Rodrigo. Uma Proposta de Aplicação de Telepresença baseada em Sistemas Android e Arduíno. Relatórios Técnicos do DCC/UFJF, 2017.

FOGLIATTO, Flávio Sanson; DUARTE, José Luis Ribeiro, Confiabilidade e manutenção industrial - Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2011.

HENNING, Elisa et al. Um estudo para a aplicação de gráficos de controle estatístico de processo em indicadores de qualidade da água potável. Sistemas & Gestão, v. 9, n. 1, p. 2-13, 2014.

KARDEC, Alan Kardec.; NASCIF, Júlio Aquino. Manutenção - Função Estratégica. Segunda edição.Rio de Janeiro: QualityMark, 2001.

LINS, Hoyêdo Nunes. Clusters industriais, competitividade e desenvolvimento regional: da experiência à necessidade de promoção. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 30, n. 2, p. 233-265, 2016.

LUSTOSA, L.; MESQUITA, M. A.; QUELHAS, O.; OLIVEIRA, R. Planejamento e Controle da Produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

NOGUEIRA, Reginaldo Alves et al. Análise da aplicação de modelagem e simulação computacioal como apoio à tomada de decisão em processos produtivos industriais: estudo de caso em uma organização do segmento de duas rodas. 2011. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pará.

PINTO, Marco Paula; RAMOS, Célia MQ. Mobile marketing: a nova abordagem dos marketeers e dos novos turistas. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, v. 4, n. 5, p. 1376-1387, 2014.

SANTANA, Christiano Santos et al. Aplicando traços de acessibilidade e usabilidade web móvel na Universidade Federal de Sergipe: respeito à cidadania e à inclusão digital. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, v. 2, n. 5, p. 445-464, 2012.

SIQUEIRA, Iony Patriota. Manutenção Centrada na Confiabilidade: Manual de Implantação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

WEB OF SCIENCE (WOS). Thomson Reuters. Disponível em: < https://webofknowledge.com/> Acesso em 25/04/2017.

XENOS, Harilaus Georgius D’Philippos. Gerenciando a Manutenção Produtiva: O caminho para Eliminar Falhas nos Equipamentos e Aumentar a Produtividade. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços LTDA, 2004.

Published

2018-03-09

Issue

Section

Innovative science and technology