Prospecção Tecnológica de Programas (Softwares) para Indústria Petroquímica

Authors

  • Italo Xavier Queiroz Universidade Federal da Paraíba/UFPB
  • Danilo Fernandes Queiroga Leite Universidade Federal da Paraíba
  • Evanice Medeiros de Paiva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v8i1.1002

Abstract

O petróleo é uma mistura de compostos químicos orgânicos (hidrocarbonetos) que é normalmente separado em frações de acordo com a faixa de ebulição dos compostos. Atualmente, com o advento da petroquímica, além da grande utilização dos seus derivados, centenas de novos compostos são produzidos. Com a utilização de softwares na indústria de petróleo é possível fazer um planejamento estratégico da vida útil de um campo de petróleo; simular a produção de óleo e gás, prever resultados, testar diferentes cenários, escolher as melhores opções para otimizar a produtividade. Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma prospecção tecnológica de softwares aplicados a indústria de petróleo e a participação dos países no desenvolvimento desses programas nos depósitos de pedidos de patentes em bancos de inovação e tecnologia. Na pesquisa foram encontrados vários documentos que envolvem os termos programa e petróleo e software and petroleum, com 24 documentos na LATIPAT, 4 na WIPO, mais de 11 na EPO e 4 no INPI em que o Brasil participa expressivamente como depositário deste tipo de patente, o que mostra a importância da indústria petroquímica para este país.

Author Biographies

Italo Xavier Queiroz, Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Programa de Pós Graduação em Engenhar Química

Danilo Fernandes Queiroga Leite, Universidade Federal da Paraíba

Programa de Pós Graduação em Engenhar Química

Evanice Medeiros de Paiva, Universidade Federal da Paraíba

Programa de Pós Graduação em Engenhar Química

References

SANTOS, M. M. et al. Prospecção de tecnologias de futuro: métodos, técnicas e abordagens. Parcerias Estratégicas. http://www.cgee.org.br/parcerias/p19.php>. Acesso em: 17 de setembro de 2016.

SERAFINI, M. R.; QUINTANS, J. S. S.; ANTONIOLLI, A. R.; SANTOS, M. R. V.; QUINTANSJUNIOR, L. J. Mapeamento de tecnologias patenteáveis com o uso da hecogenina. Revista Geintec, v. 2, n. 5, p. 427-435, 2012.

THOMAS, J. 2001 Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 271 p.

Published

2018-03-09

Issue

Section

Management and Social Science