ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: UM ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO NO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE

Deivisson Rodrigues Santos, Geraldo Fernandes Nascimento, Vitor Luiz Xavier, Jocilene Ferreira Da Costa

Resumo


Este trabalho tem como tema uma fonte de energia renovável não poluidora que poderá ser mais uma prática sustentável nos próximos anos. A fonte de energia estudada foi o Sistema Fotovoltaico e foi realizado uma análise do aproveitamento do recurso solar para o propósito de geração de eletricidade. Foi apresentado um estudo de viabilidade ambiental para uma instituição de ensino profissionalizante, a fim de explanar as dificuldades e benefícios ambientais do uso da energia fotovoltaica para a alimentação do sistema de iluminação. Para tal foi utilizado a pesquisa aplicada com analises qualitativas e quantitativas e quanto aos meios de pesquisa foi aplicado o estudo de caso. Os procedimentos utilizados para coleta e análise dos dados foram a entrevista informal e observação do participante. Os resultados foram obtidos através de um estudo teórico de viabilidade para a implantação de um sistema fotovoltaico e foi apresentado como resultado uma economia tanto no consumo de energia quanto no gasto mensal com o sistema convencional utilizado.


Referências


FEAM. Qualidade do ar. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2016.

INMET. Gráficos Climatológicos. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2016.

LED NEWS. Quanto tempo dura uma lâmpada LED?. 30 ago. 2011. Disponível em: Acesso em: 30 abr. 2016.

PINHO, J; GALDINO, M. A. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. Rio de Janeiro, 2014.

RÜTHER, R. Edifícios Solares Fotovoltaicos: o potencial da geração solar fotovoltaica integrada a edificações urbanas e interligada à rede elétrica pública no Brasil. 1. ed. Florianópolis.

LABSOLAR, 2004. 114 p..

SOLELUX. Tecnologia LED. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2015.

UCZAI, P. Energias Renováveis: riqueza sustentável ao alcance da sociedade. CÂMARA DOS DEPUTADOS, Brasília-DF, Revista n.10, p.1-273, 2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos"
Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com