Análise de viabilidade técnica e financeira de um site de internet banda larga fixa

Authors

  • Francisco Oscar Righez Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Graciela Alessandra Dela Rocca Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Petterson Andrade Arruda Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Stéfano Frizzo Stefenon Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

DOI:

https://doi.org/10.7198/geintec.v6i4.984

Abstract

A presente pesquisa foi elaborada com o objetivo de analisar a viabilidade financeira de um site de internet banda larga fixa, localizado no bairro Pró-Morar na cidade de Lages-SC. Os estudos foram realizados analisando dados reais fornecidos pela empresa proprietária do Site e também analisando a atual conjuntura política, econômica e financeira do Brasil. Além das análises já mencionadas foram realizados estudos referentes às tecnologias escolhidas pela empresa em análise, o objetivo de avaliar esta parte técnica do projeto que envolve Hardware é principalmente avaliar o funcionamento da rede de acesso ao cliente para que seja possível identificar se o modelo escolhido tem uma vida tecnológica útil, para que seja possível recuperar os investimentos realizados e obter lucros a partir de determinado período. Ferramentas como VPL, TIR e análise de cenários foram utilizadas para mensurar a viabilidade do projeto, no entanto a principal análise foi realizada com foco na Taxa Interna de Retorno a qual mostra ao analista uma visão clara da viabilidade do investimento comparando com produtos financeiros que a empresa em estudo teria como opção de investimento, para por fim analisar se a instalação de provedores de internet banda fixa é viável em locais com clientes de baixa renda.

 

Author Biographies

Francisco Oscar Righez, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica na Universidade do Planalto Catarinense, Diretor da empresa Lógica Telecom.

Graciela Alessandra Dela Rocca, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e mestrado em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina concluído em (2003). Experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, engenharia econômica, gestão financeira de empresas, processo de formação de empresas, microeconomia, macroeconomia, economia monetária, economia do setor público, teorias econômicas, formação de desenvolvimento regional econômico, modelos de equilíbrio geral e equilíbrio de mercado. Professora da UNIPLAC e professora do EAD DO IFSC, cursos de especialização em gestão pública e ciências- ensino de matemática e atuo como pesquisadora. Participo atualmente do ITCP-UNIPLAC, no processo de incubação de IES, trabalhando com o tema de economia solidária e no NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS PUBLICAS, GESTÃO E SUSTENTABILIDADE, do(a) Universidade do Planalto Catarinense.. Participei no projeto Minha Casa, minha vida contratada pelo Instituto Painel e em outros projetos de pesquisa.Membro da associação de economistas da região Serrana, no cargo de vice- presidente. Fui delegada do Corecon de Lages de junho de 2013 a fevereiro de 2016.

Petterson Andrade Arruda, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Possui graduação em Ciências Sociais Uniplac 2000, Pós-Graduação em Economia e Gestão da Empresa Uniplac 2000/2001 e MBA em Gestão Empresarial Hospitalar 2002/2003 CRA/SC. Professor da Universidade do Planalto Catarinense - na disciplina Negociação Empresarial, Uniplac 2010/1. Atualmente leciona nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica da Uniplac/Lages-SC: A disciplina de Gestão de Pessoas e também lecionou na Faculdades Ação Rio do Sul-SC ,2011 até 2014 as seguintes disciplinas Desenvolvimento de Novos Negócios, Marketing e Teoria Geral da Administração II. Na Pós-graduação MBA da instituição lecionou as disciplinas; Empreendedorismo, Endomarketing. Diretor e consultor da Factus Consultoria Empresarial, tem experiência na área de Administração, Pesquisa de Mercado e Sociologia para o trabalho, com ênfase em administração e atuando nas seguintes áreas:Gestão Empresarial, Desenvolvimento Sustentável e Organizações. Cursou disciplinas do Mestrado Engenharia e Gestão do Conhecimento UFSC, como aluno especial: Gestão Estratégica do Conhecimento, Gestão Por Processos, Aprendizagem Organizacional e Inteligência para Inovação.

Stéfano Frizzo Stefenon, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Graduação em Engenharia Elétrica pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012), mestrado em Engenharia Elétrica pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2015). Atualmente é coordenador do curso de Engenharia Elétrica e professor na Universidade do Planalto Catarinense, lotado no Departamento de Engenharia (2014), professor nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e graduação em Engenharia Civil. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em isolação em sistemas de distribuição e processamento digital de sinais.

References

BOLAÑO, César; MASSAE, Fernanda. A situação das telecomunicações no Brasil ao final do processo de privatização. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 23, n. 1, 2014.

COULOURIS, G.; DOLLIMORE, J.; KINDBERG, T.; BLAIR, G. Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto. 5ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2013.

DAMODARAN, A. Finanças Corporativas: Teoria e Prática. Bookman Editora, 2009.

DE NEGRI, Fernanda; RIBEIRO, Leonardo Costa. Tendências tecnológicas mundiais em telecomunicações. 2010.

ERKAN, H. Next-generation Ring Based Self Healing WDM-PON Architecture with Private Networking Capability and Wavelength Sharing. Dissertation of Doctor of Philosofy. Proquest LCC. New York. 2008.

EVANS, Dave. The internet of things. How the Next Evolution of the Internet is Changing Everything, Whitepaper, Cisco Internet Business Solutions Group (IBSG), v. 1, p. 1-12, 2011.

IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Cidades. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php>. Acessado em 14 de novembro de 2015.

KEISER, G. Comunicações por fibras ópticas. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2014.

MARQUES, Wagner Luiz. Análise de Custos: Utilizado em Ciências Contábeis e Administração. Clube dos Autores. 2013

MEDEIROS, J. C. O. Princípios de telecomunicações: teoria e prática. São Paulo: Érica, 2007.

PASCALICCHIO, Agostinho Celso. Perspectiva econômica e modelo de negócio da tecnologia de telecomunicação nas redes de distribuição de energia elétrica no Brasil. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JORDAN, B. D.; LAMP, R. Fundamentos de Administração Financeira. 9 ed. AMGH Editora, 2013.

SINNREICH, Henry; JOHNSTON, Alan B. Internet communications using SIP: Delivering VoIP and multimedia services with Session Initiation Protocol. John Wiley & Sons, 2012.

TELEBRASIL (Associação Brasileira de Telecomunicações). O Desempenho do Setor de Telecomunicações. Disponível em: <http://www.telebrasil.org.br/panorama-do-setor/desempenho-do-setor>. Acessado em 13 de novembro de 2015.

TELEBRASIL (Associação Brasileira de Telecomunicações) e TELECO (Telecomunicações para Inclusão Social). O Desempenho do Setor de Telecomunicações no Brasil Séries Temporais. Rio de Janeiro. 2014.

VERNIMMEN, Pierre; QUIRY, Pascal; DALLOCCHIO, Maurizio; FUR, Yann Le; SALVI , Antonio; WILEY, John & Sons. Corporate Finance: Theory and Practice. John Wiley & Sons Ltda. 2014.

Published

2016-12-15

Issue

Section

Management and Social Science