Análise de viabilidade técnica e financeira de um site de internet banda larga fixa
DOI:
https://doi.org/10.7198/geintec.v6i4.984Abstract
A presente pesquisa foi elaborada com o objetivo de analisar a viabilidade financeira de um site de internet banda larga fixa, localizado no bairro Pró-Morar na cidade de Lages-SC. Os estudos foram realizados analisando dados reais fornecidos pela empresa proprietária do Site e também analisando a atual conjuntura política, econômica e financeira do Brasil. Além das análises já mencionadas foram realizados estudos referentes às tecnologias escolhidas pela empresa em análise, o objetivo de avaliar esta parte técnica do projeto que envolve Hardware é principalmente avaliar o funcionamento da rede de acesso ao cliente para que seja possível identificar se o modelo escolhido tem uma vida tecnológica útil, para que seja possível recuperar os investimentos realizados e obter lucros a partir de determinado período. Ferramentas como VPL, TIR e análise de cenários foram utilizadas para mensurar a viabilidade do projeto, no entanto a principal análise foi realizada com foco na Taxa Interna de Retorno a qual mostra ao analista uma visão clara da viabilidade do investimento comparando com produtos financeiros que a empresa em estudo teria como opção de investimento, para por fim analisar se a instalação de provedores de internet banda fixa é viável em locais com clientes de baixa renda.
References
BOLAÑO, César; MASSAE, Fernanda. A situação das telecomunicações no Brasil ao final do processo de privatização. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 23, n. 1, 2014.
COULOURIS, G.; DOLLIMORE, J.; KINDBERG, T.; BLAIR, G. Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto. 5ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2013.
DAMODARAN, A. Finanças Corporativas: Teoria e Prática. Bookman Editora, 2009.
DE NEGRI, Fernanda; RIBEIRO, Leonardo Costa. Tendências tecnológicas mundiais em telecomunicações. 2010.
ERKAN, H. Next-generation Ring Based Self Healing WDM-PON Architecture with Private Networking Capability and Wavelength Sharing. Dissertation of Doctor of Philosofy. Proquest LCC. New York. 2008.
EVANS, Dave. The internet of things. How the Next Evolution of the Internet is Changing Everything, Whitepaper, Cisco Internet Business Solutions Group (IBSG), v. 1, p. 1-12, 2011.
IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Cidades. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php>. Acessado em 14 de novembro de 2015.
KEISER, G. Comunicações por fibras ópticas. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2014.
MARQUES, Wagner Luiz. Análise de Custos: Utilizado em Ciências Contábeis e Administração. Clube dos Autores. 2013
MEDEIROS, J. C. O. Princípios de telecomunicações: teoria e prática. São Paulo: Érica, 2007.
PASCALICCHIO, Agostinho Celso. Perspectiva econômica e modelo de negócio da tecnologia de telecomunicação nas redes de distribuição de energia elétrica no Brasil. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JORDAN, B. D.; LAMP, R. Fundamentos de Administração Financeira. 9 ed. AMGH Editora, 2013.
SINNREICH, Henry; JOHNSTON, Alan B. Internet communications using SIP: Delivering VoIP and multimedia services with Session Initiation Protocol. John Wiley & Sons, 2012.
TELEBRASIL (Associação Brasileira de Telecomunicações). O Desempenho do Setor de Telecomunicações. Disponível em: <http://www.telebrasil.org.br/panorama-do-setor/desempenho-do-setor>. Acessado em 13 de novembro de 2015.
TELEBRASIL (Associação Brasileira de Telecomunicações) e TELECO (Telecomunicações para Inclusão Social). O Desempenho do Setor de Telecomunicações no Brasil Séries Temporais. Rio de Janeiro. 2014.
VERNIMMEN, Pierre; QUIRY, Pascal; DALLOCCHIO, Maurizio; FUR, Yann Le; SALVI , Antonio; WILEY, John & Sons. Corporate Finance: Theory and Practice. John Wiley & Sons Ltda. 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista GEINTEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista GEINTEC, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright: O termo de originalidade deve ser preenchido e submetido em documentos suplementares. Clique aqui para fazer o downloado do MODELO DO TERMO.