Redução dos custos da qualidade com melhoria dos processos: um estudo de caso
Resumo
Com o objetivo de se tornarem competitivas, as empresas impulsionam a redução dos custos dos processos que impactam diretamente no preço do produto, destacando-se os custos de qualidade. Neste cenário, a busca pela qualidade total torna-se o caminho para a sobrevivência, devido ao fato da crescente exigência dos clientes para produtos com qualidade superior e preços baixos. Dentre os principais gastos que contribuem para o aumento dos custos da qualidade destacam-se a sucata e retrabalho de produtos durante o processo produtivo. Devido à ocorrência desses fatores, este trabalho tem como finalidade analisar os custos da qualidade e propor melhorias no processo produtivo utilizando ferramentas da qualidade para reduzir os desperdícios com sucata. As fases do projeto envolvem o comprometimento e dedicação de equipes para levantar as principais causas dos principais problemas do processo de produção de tubos capilares em cobre, resultando na redução dos gastos com sucata e aumento da produtividade. As metodologias utilizadas para atingir os objetivos foram baseadas pesquisa exploratória e estudo de caso. A partir da redução de custo e aumento da produtividade alcançada, constata-se a importância deste trabalho envolvendo equipes responsáveis para a obtenção de resultados em curto prazo.
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, L. C. G. Organização, sistemas e métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional: arquitetura, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia. São Paulo: Atlas, 2001.
BARRETO, M. G. P. Controladoria na Gestão: a relevância dos custos da qualidade. São Paulo: Saraiva, 2008.
CAMARGO, M. E. et al. Control charts for monitoring autocorrelated processes based on Neural Networks Model. International Conference on Computers & Industrial Engineering, 2009.
CAMPOS, V. F. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). Nova Lima, MG: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.
CARAVANTES, G. R.; PANNO, C. C.; KLOECKNER, M. C. Administração: teorias e processos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KUBALL, G. L. SCHOLZ, R. H. Investigação de falhas operacionais em uma produção de motores diesel que impactam diretamente no cliente. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v.2, n.1, Setembro/ Dezembro, 2014
JURAN, J. M.; GRYNA, F. M. Controle da qualidade handbook: conceitos, políticas e filosofia da qualidade. São Paulo: Makron Books, 1991.
JURAN, J. M.; GRYNA, F. M. Controle de qualidade: componentes básicos da função qualidade. São Paulo: McGraw-Hill/Makron Books, 1991.
OAKLAND, J. Gerenciamento da qualidade total. São Paulo: Nobel, 1994.
PALADINI, E. P. Qualidade total na prática: implantação e avaliação de sistemas da qualidade. 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 1997.
PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicemP, 2007.
ROBLES J. A. Custos de Qualidade: uma estratégia para a competição global. São Paulo: Atlas, 1994.
ROBLES J. A. Custos da Qualidade: aspectos econômicos da gestão da qualidade e da gestão ambiental. 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2003.
SAKURAI, M. Gerenciamento integrado de custos. São Paulo: Atlas, 1997.
VIEIRA, S. Estatística para a qualidade: como avaliar com precisão a qualidade em produtos e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v6i2.921
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
__________________________________
ISSN: 2237-0722
A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:
Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Rua Josué de Carvalho Cunha 395, Coroa do Meio, Aracaju, SE.