Qualidade pós-colheita da moringa (Moringa oleifera lam) utilizada na forma in natura e seca

Menezes dos Passos, Dhulia Maciely da Conceição Santos, Bianca Silva dos Santos, Daniella Cecília Lemos Souza, João Antonio Belmino dos Santos, Gabriel Francisco da Silva

Resumo


A Moringa Oleifera Lam é uma planta ornamental e medicinal e possui a característica de adaptar-se a climas áridos e solos pobres em nutrientes. É um vegetal da família Moringaceae, originária do norte da Índia. Este trabalho teve como objetivo realizar a caracterização físico-química de partes constituintes da planta: folha, flor, semente e vagem utilizadas na forma in natura e seca. O experimento foi conduzido no Laboratório de Tecnologias Alternativas em São Cristóvão - SE. Posteriormente, as amostras de folhas, flores, sementes e vagens utilizadas neste trabalho foram coletadas e separadas em dois lotes, sendo um lote com as amostras que seriam analisadas in natura e o outro com amostras secas em secador solar. Foram realizadas as seguintes análises: atividade de água, acidez titulável, umidade, cinzas, lipídeos, proteínas, carboidratos, vitamina C, carotenoides,fibra total e alimentícia.Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey para comparação de médias ao nível de significância de 5%. Foi possível observar que para as análises de acidez, cinzas, lipídeos, proteínas e carboidratos, os resultados encontrados foram maiores nas partes secas quando comparado ao in natura. Entretanto, os valores para atividade de água, umidade, vitamina C e pH foram superiores nas análises in natura quando comparadas às amostras secas. Para os resultados de carotenoides, obtiveram-se variações em ambas as partes. Portanto, a Moringa apresenta-se como um vegetal de excelentes propriedades nutricionais e funcionais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i1.92

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]