Prospecção tecnológica: processo de liofilização na indústria de alimentos

Antonio Martins de Oliveira Junior, Gardenia Rocha Oliveira, Jéssica Teles Siqueira Santos, Ananda Fontes Pinheiro Campos, Tatiana Pacheco Nunes, Suzana Leitão Russo

Resumo


O processo de liofilização ou secagem pelo frio “freeze drying” ou “lyophilization”, apresenta uma série de vantagens quanto à manutenção das características originais dos produtos, pelo fato de não submetê-lo a elevadas temperaturas conforme outros processos de desidratação. Preservação do sabor e aroma, aumento da estabilidade através da diminuição da atividade de água, que minimiza a deterioração do alimento durante o armazenamento, são vantagens deste processo. A aplicação da liofilização em produtos alimentícios ainda é cara, sendo empregada com maior frequência, na fabricação de produtos nobres que necessitam de reidratação rápida e completa. O objetivo deste trabalho foi avaliar as perspectivas e a evolução das competências tecnológicas traduzidas através dos depósitos de patentes referentes à aplicação da liofilização na indústria alimentícia, bem como mapear as pesquisas desenvolvidas. A prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patente, no Banco de Dados do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual do Brasil, no Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual e no Banco Americano de Marcas e Patentes. A classificação internacional mais frequente nessa prospecção foi Subseção A23 e principalmente na Subclasse A23L. Com a palavra chave freeze-drying e CIP A23L a República da Coreia, apresentou-se como o maior depositante. Os dados permitem concluir que se trata de uma área promissora, com crescimento de patentes depositadas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i1.90

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]