Modelo Baseado em Combinação de Previsores para Previsão de Séries Temporais de Carga Elétrica

Max Olinto Moreira, Ricardo Menezes Salgado, Takaaki Ohishi, Eric Batista Ferreira

Resumo


A previsão da demanda de carga é uma tarefa fundamental para um bom funcionamento dos sistemas elétricos, pois vários processos de tomada de decisão, tais como planejamento, operação, análise de segurança e decisões de mercado, são altamente influenciados por este processo. Sabendo que o atendimento da demanda de carga é um processo estocástico, esta previsão se mostra importante para que uma empresa de distribuição promova um fornecimento de energia de forma segura, econômica e contínua. Nesta ótica, este trabalho propõe a elaboração de uma metodologia de previsão de carga à curto prazo, baseada na combinação de vários previsores distintos. Os resultados alcançados mostraram que a combinação dos previsores apresentou, na maioria dos casos analisados, resultados mais acurados quando comparados aos resultados obtidos por apenas uma componente de previsão individualmente. Neste modelo, a previsão da curva de demanda de carga baseia-se nas curvas de demanda de dias já conhecidos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v1i2.9

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]