Utilização de plantas medicinais no tratamento da fibromialgia: uma prospecção tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.7198/geintec.v3i1.88Abstract
A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica, de vasta sintomatologia e grande impacto na vida dos pacientes. Seu tratamento nem sempre é satisfatório, além de poder gerar efeitos colaterais relacionados ao uso contínuo de medicamentos analgésicos ou adjuvantes. Por caracterizar uma preocupação de saúde pública mundial, diversos estudos vem sendo conduzidos na busca de novas alternativas de tratamento, dentre os quais estão as plantas medicinais. Desta forma, objetivou-se realizar um rastreamento das pesquisas já desenvolvidas e patenteadas, avaliando-se as utilizações de plantas medicinais no manejo dos sintomas clínicos da fibromialgia. A prospecção foi realizada no European Patent Office, no World Intellectual Property Organization, no Derwent World Patents Index e no Banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil A classificação internacional mais abundante nessa prospecção foram A61K e A61P. Dentre os maiores depositantes estão República da Koreia, Estados Unidos e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Observou-se ainda existência de um número aumentado de depósitos no período de 2008 a 2012. Entretanto, quando a pesquisa refere-se ao tratamento da patologia, o número de patentes é extremamente reduzido, tornando o seu uso uma lacuna tecnológica a ser explorada.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista GEINTEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista GEINTEC, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright: O termo de originalidade deve ser preenchido e submetido em documentos suplementares. Clique aqui para fazer o downloado do MODELO DO TERMO.