As tecnologias sociais como instrumento para o desenvolvimento nacional

Aline Silva Seixas, Thaisi Leal Mesquita de Lima, Gabriel Maciel de Lima, Thomas Kefas de Souza Dantas, Patrícia Borba Vilar Guimarães

Resumo


Este artigo objetiva construir o conceito de Tecnologias Sociais (TS) com base em ideias já existentes na doutrina e na legislação, tendo em vista que ainda não existe um consenso por parte dos estudiosos do assunto sobre a concepção ideal acerca do tema. Além disso, pretende-se discutir a importância das TS para o Desenvolvimento social, ao passo em que por meio delas é possível progredir também no âmbito da inclusão social. Também é alvo do presente trabalho promover a regulamentação das TS e discutir a legislação vigente que trata destas, bem como os Projetos de Lei que tramitam no sentido de fornecer maior segurança jurídica para aqueles que se engajam no desenvolvimento das TS. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, bem como da análise de artigos científicos, informações obtidas em sítios institucionais, estudo da legislação sobre o tema, além de impressões pessoais sobre a temática, frutos de discussões inovadoras diante de uma temática atual. Concluiu-se que as TS tem grande potencial para promover o Desenvolvimento nacional, de modo a contribuir para a inclusão social, para o fomento das pesquisas científicas e para a união da universidade com a sociedade. Ademais, constatou-se que o papel do Estado como fomentador de políticas públicas que envolvam as TS é fundamental, para que estas tenham sua eficácia colocada em prática.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v5i4.872

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com