Estudo analítico do tratamento dos ativos intangíveis para uma amostra de companhias de capital aberto

Gregorio Hoffman, Sergio Cavagnoli Guth, Marta Elisete Ventura da Motta, Maria Teresa Martinigui Pacheco, Maria Emilia Camargo

Resumo


Este estudo busca evidenciar um dos elementos de complexidade entre os estudiosos da contabilidade, o ativo intangível devido ao grau de dificuldade de ser reconhecido. Em decorrência das novas leis e normas, os ativos intangíveis ganharam um espaço específico dentro das demonstrações, o que torna necessário analisar quais classes de Ativos Intangíveis vem sendo registradas atualmente pelas companhias, e qual o tratamento contábil realizado pelas mesmas. O estudo tem em sua finalidade principal, uma compreensão geral sobre os intangíveis e os principais tipos conhecidos, efetuando um apanhado sobre os aspectos conceituais, reconhecimento, mensuração e tratamento contábil adotados, tendo como análise prática um estudo analítico do tratamento dos ativos intangíveis através de uma amostra de companhias de capital aberto. A pesquisa em si é de caráter exploratório e qualitativo, onde há uma busca de conhecimento geral do tema abordado, sendo os dados extraídos de fontes bibliográficas. Conclui-se, através da análise, que é evidente que novas classes de ativos intangíveis estão cada vez mais evidenciadas, o que mostra um quadro evolutivo favorável nesse sentido, dando uma visão de que no futuro a contabilidade possa expressar com proximidade o real valor de uma empresa, uma vez que os bens intangíveis somam uma parcela muito rica neste contexto.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i1.87

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com