Tecnologia assistiva: um estudo dos documentos de patentes com enfoque na mobilidade de pessoas com necessidades especiais

Cristiane Toniolo Dias, Claudio Pessoa de Almeida, Suzana Leitão Russo

Resumo


Atualmente o número de pessoas que possuem algum tipo de deficiência física envolve uma grande massa popular, cerca de 24% da população brasileira, para auxiliar estas pessoas a se tornarem o mais independente possível é importante o investimento em inovações e tecnologias que contribuam nas atividades diárias para que a independência se torne realidade. Percebendo a importância e utilidade destas tecnologia faz necessário uma análise da evolução dos documentos de patentes no Brasil e também no mundo, verificando os depósitos registrados na base de dados do World Intellectual Property Organization (WIPO).


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v5i4.867

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]