Inovação nas empresas de tecnologia de informação no Estado de Santa Catarina

Ruberlan Alex Bilha Piccini, Fernando Fantoni Bencke, Silvio Santos Junior, Fabio Lazzarotti

Resumo


A inovação permite que as empresas aumentem suas receitas, criem parcerias, adquiram conhecimentos e agreguem valor a seu produto ou marca. Os benefícios da criação ou desenvolvimento de novos produtos ou serviços não se limitam às empresas, abrangendo todo o país, aumentando a oferta de empregos e contribuindo de forma contundente para o desenvolvimento econômico e social. Este estudo buscou verificar se a empresas de Tecnologia de Informação do estado de Santa Catarina estão inovando em produto e processo; se essas empresas cooperam com outras organizações ou universidades para inovar; saber se as empresas utilizam suporte governamental para as atividades inovativas, além de identificar os principais fatores que influenciam a decisão de inovar. Se tratando de uma pesquisa quantitativa descritiva, foi coletado dados por meio de um questionário, adaptado da Pesquisa de Inovação (PINTEC, 2011) com base na pesquisa industrial de inovação tecnológica, que foi enviado através pela internet com apoio da ferramenta Google Docs®. A partir da análise descritiva e cruzamento dos dados foi possível identificar que a maioria das empresas da amostra inova em produto e processo simultaneamente, sendo que em ambos os casos a inovação geralmente representa novidade para a empresa ou novidade para o mercado nacional, tendo um quadro modesto de inovações para o mercado internacional. Outro aspecto importante observado na pesquisa foi que a inovação se dá exclusivamente na organização ou em cooperação com outras organizações. Poucas empresas da amostra conhecem e utilizam os incentivos de apoio governamental ou cooperam com universidades como ferramenta para o desenvolvimento das inovações.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v6i4.862

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]