Prospecção tecnológica de fotoprotetores derivados de produtos naturais

Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida, Raimundo Gonçalves de Oliveira-Júnior

Resumo


A radiação ultravioleta é responsável por causar danos cumulativos à pele podendo evoluir para patologias mais severas como, por exemplo, o câncer de pele. A utilização de fotoprotetores é uma alternativa para prevenir essas doenças. Atualmente, os fotoprotetores vêm sendo desenvolvidos a partir de produtos de origem vegetal, com boa aceitação popular. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de fotoprotetores derivados de produtos naturais, analisando a participação do país nos depósitos de pedido de patente em bases nacionais e internacionais até o momento. Para isso, a prospecção foi realizada no Banco Europeu de Patentes, no banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, no Banco Americano de Marcas e Patentes e no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. A classificação internacional mais abundante nessa prospecção foi A61K. O maior número de patentes foi depositado nos últimos 10 anos. Dentre os maiores depositários, estão China, Estados Unidos, Japão e República da Coréia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i1.85

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]