CONHECIMENTO: UM FATOR DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Adilson dos Santos Morais, Dionara Denize Cavinatto

Resumo


Cada vez mais, criar conhecimento útil para atuar em uma posição de vantagem competitiva, orientado para o desenvolvimento organizacional e valorizando o capital humano tem-se demonstrato uma estratégia eficaz. O presente artigo busca apresentar a importância do conhecimento para o desenvolvimento das organizações em âmbito geral com destaque para as comunidades de prática. Esse conhecimento é derivado das interações desenvolvidas em processos de aprendizagem que ocorrem no ambiente organizacional. Para este, realizou-se um estudo teórico, descritivo, que tem como procedimento a pesquisa bibliográfica. Deste modo, apresenta como resultado deste trabalho a evidência de que existem poucos resultados divulgados sobre retorno financeiro e os benefícios dos investimentos realizados no capital intelectual humano pelas organizações. Porém, o conhecimento agrega valor à organização aumentando o valor do capital intelectual e as literaturas sobre o conhecimento e desenvolvimento organizacional consideram o capital intelectual o fator chave para a melhoria nos sistemas estratégicos. Destaca-se que esta contribuição poderá instigar cada vez mais a criação de conhecimento como fator de reconhecimento humano e de desenvolvimento das organizações.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Mário de Souza; Freitas, Claudia Regina; Souza, Irineu Manoel de. Gestão do Conhecimento para a tomada de Decisão. São Paulo: Atlas, 2011.

ANGELONI, Maria Terezinha. Gestão do Conhecimento no Brasil. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.

BATISTA, Fábio Ferreira. et al. Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Brasília: Ipea, 2005. (Texto para Discução n. 1095).

CERVO, Amado Luiz; Bervian, Pedro Alcino; Silva. Roberto da, Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7 ed. São Paulo: Campos, 2004.

FIALHO, Francisco A. Pereira. et al. Gestão do Conhecimento e Aprendizagem. Florianópolis: Visual Books, 2006.

FIGUEIREDO, Saulo Porfírio, Gestão do Conhecimento: Estratégias Competitivas para a Criação e Mobilização do Conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2005.

FILHO, Cândido Ferreira da Silva. SILVA, Lucas Frazão. Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento. 2 ed. Campinas, SP: AlÍnea, 2013.

LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

LACOMBE, Francisco José Masset. HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.

MORIN, Edgar. A Cabeça Bem Feita.: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Bertrand Brasil, 1999.

QUEL, Luiz Felipe. Gestão de Conhecimentos e os Desafios da Complexidade nas Organizações. São Paulo: Saraiva, 2006.

SANTOS, Antônio Raimundo dos. et al. Gestão do Conhecimento: Uma experiência para o Sucesso empresarial. Curitiba: Universitária Champagnat, 2001.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortêz, 2007.

SCHLESINGER, Cristina Costa Barros. et al. Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Curitiba: IMAP, 2008.

SILVA, Francisco Carlos Machado. et. al. O Processo de Criação, desenvolvimento de um Sistema Informatizado para o Controle de Documentos. Disponível em: www.kmbrasil.com/anais/ Acesso em: 01 de julho de 2015.

TAKEUCHI, Hirotaka. NONAKA, Ikugiro. Criação de Conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

TAKEUCHI, Hirotaka. NONAKA, Ikugiro. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Bookman Companhia Editora, 2008.

TAVARES, Wolmer Ricardo. Gestão do Conhecimento, Educação e Sociedade do Conhecimento. São Paulo: Icone, 2010.




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v7i3.831

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com