Monitoramento tecnológico das energias renováveis por meio dos documentos patentários no Brasil

Arthur Aprígio de Melo

Resumo


Com a crescente demanda de energia elétrica é notável o investimento dos países na ampliação da utilização das fontes renováveis de energia. Uma vez que estas têm sido amplamente discutidas em virtude das recentes preocupações ambientais. O objetivo deste estudo é realizar um monitoramento tecnológico das energias renováveis por meio dos documentos patentários depositados no Brasil. Para isto, utilizou-se como metodologia a análise dos documentos patentários extraídos da base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil, do LATIPAT e do Patentscope. O maior número de depósitos foi registrado no ano de 2007 para base do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e do LATIPAT, e em 2011 para o Patentscope. A classificação internacional mais abundante foi F03B. Verificou-se uma distribuição pulverizada entre os depositantes..

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v3i2.82

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]