PRODUÇÃO DE BIOCOMPOSTOS A PARTIR DA BIOMASSA: PROSPECÇÃO DE PATENTES NO BRASIL.

Katia Iro Altidis Mota, Laoan Brito Oliveira Rodrigues, Nivio Batista Santana, Gesil Sampaio Amarante Segundo

Resumo


Cada dia mais aumenta a preocupação com a situação do meio ambiente e vários fatores são responsáveis por essa preocupação, dentre eles a qualidade do ar que respiramos, o temor de desastres naturaise até mesmo a preservação do meio ambiente para futuras gerações. Diante deste cenário, órgãos governamentais e indústrias procuram aplicar políticas ambientais que diminuam os impactos negativos à natureza. Indústria e agroindústrias produzem diversos resíduos de alto valor de reutilização que necessitam de destino adequado, pois além de poluírem, representam perdas de matérias-primas e energia, e exigemrecursos significativos em tratamentos para controlar a poluição. É grande a produção científica brasileira sobre a reutilização de resíduos como bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, borra de café, casca de coco, dentre outros, como substrato para produção compostos de origem biotecnológica. Entretanto, o número de depósitos de pedidos de patentes nesta área ainda é bastante pequeno. Neste trabalho será apresentadoum panorama da relação de pedidos de patentesrelacionados àutilização de biomassa vegetalpara produção de biomoléculas no Brasil.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v7i4.817

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com