Utilização de aditivos naturais a partir da moringa oleifera lam para o melhoramento da estabilidade oxidativa do biodiesel

Djalma Oliveira, Fernanda Morais, Mikele Cândida, Maristela Santana, Nadjma Souza, Gennaro J. Gama, Gabriel F. da Silva

Resumo


O biodiesel é um combustível biodegradável, renovável e que apresenta características similares ao diesel, porém não apresenta uma boa estabilidade oxidativa. Diante dessa situação, o presente estudo objetivou avaliar os avanços tecnológicos na área de desenvolvimento de aditivos naturais utilizados no melhoramento da estabilidade oxidativa do biodiesel . Para a realização da busca de patentes utilizou-se a base da World Intellectual Property Organization (WIPO) e do European Patent Office (Espacenet). Avaliando o cenário mundial podemos caracterizar a prospecção quanto ao uso de aditivos de origem natural, já que no mercado a utilização de aditivos artificiais já se encontra muito utilizado. Principalmente na área de aditivos a partir da moringa oleifera lam, na qual segundo a busca realizada foi comprovada a quase inexistência de patentes sobre o assunto.Demonstrando assim uma área muito promissora e ótima para investir, já que a matéria-prima principal é uma planta encontrada com facilidade no Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i5.75

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]