Carbonização de biomassa de babaçu e suas potenciais aplicações: uma prospecção tecnológica

Ariane Maria da Silva Santos, Anupama Ghosh, Bartolomeu Cruz Viana Neto, Odair Pastor Ferreira

Resumo


Recentemente, agregar valor à biomassa, em geral, tem sido um aspecto importante da pesquisa, pois fornece uma variedade de benefícios sócio-econômicos. O babaçu (Orbignya phalerata) é uma das espécies vegetais nativas comuns no centro-norte do território brasileiro. Este fruto apresenta relevante potencial tecnológico, sobretudo somado a  uma das tecnicas mais promissoras de conversão de biomassa, a carbonização e dessa forma, a biomassa adquire maior valor agregado. O objetivo desse estudo é realizar um rastreamento das pesquisas já desenvolvidas e com resultados patenteados, analisando pesquisas com as palavras-chave: carbonização, carbonização hidrotérmica, babaçu (nome científico: Orbignya phalerata), carvão, biomassa e suas combinações. A prospecção foi realizada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil (INPI) e Derwent Innovations Index, e para a busca de artigos, na base de periódicos Google Scholar (Google Acadêmico) e Scopus. Os resultados obtidos na prospecção para o INPI, foram insatisfatórios, em relação ao Derwent Innovations Index. Como conclusão, observa-se que ainda são necessárias mais pesquisas que levem a um maior entendimento e descoberta de novas tecnologias de utilização desta biomassa e suas aplicações, principalmente no Brasil.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v5i4.748

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com