Detecção de expressões faciais: uma abordagem baseada em análise do fluxo óptico

Leonardo Panta Leão, Jonas Santos Bezerra, Leonardo Nogueira Matos, Maria Augusta Silveira Netto Nunes

Resumo


Este artigo descreve um sistema em tempo real de reconhecimento de expressões faciais usando uma técnica para detecção automática de expressões faciais baseada no algoritmo Haartraning seguido pela colocação automática dos pontos responsáveis por fazer a leitura dos movimentos faciais, utilizando uma técnica de análise do fluxo óptico nestes pontos. Os movimentos faciais lidos são interpretados como action units, de acordo com a classificação proposta por Ekman. Como resultado foi gerado um sistema de detecção automática em tempo real de expressões faciais capaz de selecionar uma dentre seis emoções (raiva, medo, felicidade, tristeza, aversão e surpresa).

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i5.73

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]