Análise bibliométrica sobre repositório de informação

Rosenira Izabel Oliveira, Manoel Gonçalves Filho, Fernando Celso campos

Resumo


No mundo competitivo das organizações, a recuperação da informação tornou-se fator importante para a realização de processos decisório, objetivos, claros e rápidos. Por isso as organizações estão em constante busca por ferramentas que as auxiliem na tomada de decisão. O objetivo desse artigo é fazer um levantamento acerca do desenvolvimento científico a respeito de aplicações de repositório de informação nas organizações. A abordagem metodológica desta pesquisa é exploratória e descritiva, em que se utiliza o método dedutivo. Foi realizado uma análise bibliométrica via Portal CAPES considerando o período de 2009 a 2014. Para a seleção dos periódicos foram considerados os revisados por pares em bases de dados na área das Engenharias III. Os resultados apontam que há uma tendência para o desenvolvimento de repositórios interativos na tomada de decisão para gestores. Portanto, a contribuição deste trabalho está na oportunidade de aplicação do repositório de informação nos segmentos pouco explorados pelo tema de modo que estudos futuros possam aprofundar efetivamente a lacuna identificada.  Conclui-se que repositório de informação é um tema que vem assumindo um papel importante no desenvolvimento de estratégia empresarial, principalmente se forem originados de modelos interativos.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA; COSTA. Sistemas de informação e gestão do conhecimento. In. BATALHA, Mário Otávio (Org). Introdução à engenharia de produção. Rio de Janeiro: Elsevier, p.227-247, 2008.

BARRETO, Aldo de Albuquerque. A questão da informação. São Paulo em Perpectiva. Vol. 8.n.4, 1994

Barreto, Aldo de Albuquerque. Os Destinos da ciência da informação: entre o cristal e a chama. Revista Ciência da Informação. Brasília, 1999.

CERVO, Amado L; BERVIAN, Pedro A; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

GILHOOLY, Kym. Lost IN TRANSLATION. Computerworld. v. 40, p. 26 -28., 2006.

MALHOTRA. Y. (forthcoming). Knowledge Management for E-Business Performance: Advancing Information Strategy to 'Internet Time'. Information Strategy: The Executive's Journal, 2000.

OTEGBEYE, Mojisola. Designing a Data-Driven Decision Support Tool for Nurse Scheduling in the Emergency Department: A Case Study of a Southern New Jersey Emergency Department. Journal of emergency nursing, 17 September 2014.

Ryane, Imane. A proposition of an authoring tool, for pedagogical scripting, adapted to teachers. International journal of engineering science and technology, 2011 v. 3, n. 12 p.8226 -8226.

SANTOS,E.A.; MIRAGLIA,S.G.E.K.. Arquivos abertos e instrumentos de gestão da qualidade como recursos para a disseminação da informação científica em segurança e saúde no trabalho. Revista Ciência da Informação. v. 38, n. 3, p.80-95, set./dez., 2009

SAWANT, Sarika. Institutional repositories in India: a preliminary study. Library hi tech News. v. 28, n.10 p. 6 -10, 2011.

SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v6i3.673

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com