Análise das ações do polo de excelência em florestas para a inovação e sua contribuição para a o setor florestal em minas gerais

Mariana Luísa da Costa Lage, Rodrigo Gava, Jeice Catrine Cordeiro Moreira, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima

Resumo


A inovação tecnológica assume destaque por manifestar-se como a mais importante força do crescimento econômico. O objetivo deste estudo foi compreender as ações realizadas pelo Polo de Excelência em Florestas em busca da inovação no setor florestal de Minas Gerais. A teoria utilizada discorre sobre o Sistema de Inovação e a Hélice Tríplice, como fundamento para a articulação entre governo, universidade e setor privado na promoção da inovação. Trata-se de uma pesquisa descritiva realizada por meio de análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se o modelo de processo de inovação de Bessant e Tidd (2009) para analisar em que níveis se concentravam as ações na busca pela inovação. Os resultados da pesquisa apontam que Polo de Excelência em Florestas desenvolveu, entre 2007 e 2013, essencialmente, projetos que buscam gerar inovação, em estágio primário, e quatro deles em estágio de seleção da inovação, em estágio secundário. Destaca-se o projeto Sistema de Informação Florestal, responsável pela criação do Centro de Inteligência Florestal (CIFlorestas), da Biblioteca Virtual Florestal e do Bureau de Inteligência Florestal, como resultados dos esforços do Polo em se tornar referência no setor florestal.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. Traducao Elizamari Rodrigues Becker; Gabriela Perizzolo; Patrícia Lessa Flores Da Cunha. Porto Alegre: Bookman, 2009.

CASSIOLATO, J. E.; LASTRES, H. M. M. Sistemas de inovação e desenvolvimento: as implicações de política. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 34–45, 2005.

CIFLORESTAS. 5 anos do CIFlorestas, chegando a 4000 acessos diários. 2013. Disponível em: . Acesso em 2 de outubro de 2013.

EDQUIST, C. Systems of Innovations: Perspectives and Challenges. In: FAGERBERG, J.; ETZKOWITZ, H. The Triple Helix of university-industry-government: implications for policy and evaluation. Sister, Stockholm, 2002.

ETZKOWITZ, H. Hélice Típlice: Universidade-indústria-governo: inovação em movimento. Porto Alegre: Edipucrs, 2009.

FREEMAN, C. The “National System of Innovation” in historical perspective. Cambridge JournalofEconomics, Oxford, v. 19, n. 1, 1995.

INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Curso Básico em Propriedade Industrial: Nível Básico em Transferência de Tecnologia. INPI, [s.d.]. Disponível em: .

MINAS GERAIS. Do Choque de Gestão ao Estado para Resultados.Os Marcos Referenciais do Planejamento Estratégico do Governo de Minas Gerais 2003-2010. Belo Horizonte, SEPLAG, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2013

MINAS GERAIS. Minas Avança na economia do conhecimento. Inovação: uma face do Estado para Resultados. Belo Horizonte: SECTES, 2010.

MINAS GERAIS. Relatório de Atividades do Polo de Excelência em Florestas. Polo de Excelência em Florestas, Viçosa, 2013.

MINAS GERAIS. Relatório de Atividades do Polo de Excelência em Florestas. Polo de Excelência em Florestas, Viçosa, 2010.

ROSENBERG, N. Innovation and Economic Growth.OECD, 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2013.

SI-FLORESTAS. Biblioteca Virtual Florestal, 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2013

SIMIONI, F. J.; BINOTTO, E.; HOFF, D. N. A inovação tecnológica na perspectiva dos gestores da Indústria madeireira da região de Lages, SC. Revista Árvore, Viçosa, v.36, n.5, p.981-987, 2012.

VALENTE, L. Hélice tríplice: metáfora dos anos 90 descreve bem o mais sustentável modelo de sistema de inovação. Conhecimento & Inovação [online], v. 6, n. 1, p. 6–9, 2010. Disponível em: . Acesso em 18 set. 2013.




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v6i2.659

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com