Formação profissional e empregabilidade: o caso dos diplomados da escola de formação profissional da cabnave em São Vicente – Cabo Verde

Filomena Maria Delgado Tolentino, Ademar Dutra, Mônica Seixas de Oliveira Mello, Sandra Rolim Ensslin

Resumo


A presente investigação visa analisar a empregabilidade a partir de um caso internacional em que uma escola de formação profissional inserida numa empresa – a Cabnave – vem desenvolvendo um modelo de formação que, além de estar diretamente relacionado com a atividade da empresa, está associado a vários setores da atividade econômica de Cabo Verde, com destaque para o da indústria mecânica e Metalomecânica. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, na forma de um estudo de caso, com abordagem quantitativa, envolvendo a coleta de dados primários e secundários. Os dados foram coletados por meio do questionário a uma amostra final de 80 inquiridos, e tratados através dos métodos de análise estatística descritiva e correlacional.

Como resultados, destacam-se: (i) a maioria dos diplomados exprime a opinião de que o grau de empregabilidade dos cursos frequentados é elevado; (ii) existe por parte dos diplomados um alto grau de confiança nos cursos, independentemente do trabalho que realizam atualmente; (iii) os diplomados avaliam de forma muito positiva os cursos de formação profissional realizados pela Escola de Formação Profissional da Cabnave; (iv) os diplomados consideram existir uma boa inserção no mercado de trabalho após a realização dos cursos.


Texto completo:

PDF

Referências


CAMPOS et al. (2008)

VAN DER HEIJDE; VAN DER HEIJDEN, (2006)

CIAVATTA (2006)

CABO VERDE (2007)

YORKE, M.; KNIGHT, P. T. (2004)




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v5i2.617

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]