Análise do tempo de atraso de pousos e decolagens no Aeroporto Santa Maria em Aracaju

Victor Felix de Mesquita, Emanuele Carvalho Oliveira de Almeida, Ellana Cassia Araújo Dantas de Almeida, Suzana Leitão Russo

Resumo


O objetivo deste trabalho foi testar se havia diferenças significativas, ao nível de 5%, entre as médias de atraso, de pousos e decolagens, das companhias aéreas e identificar quais destas companhias apresentavam diferenças significativas entre as médias de atraso. Para tanto, foram coletados dados de pousos e decolagens, dos meses de janeiro e abril de 2012, das companhias aéreas que operam no aeroporto Santa Maria em Aracaju e realizou-se análise experimental estatística utilizando a Análise de Variância e teste de comparações múltiplas, teste de TUKEY, realizados pelo software SPSS. Foi possível verificar que existem diferenças significativas entre as médias de atrasos, tanto nos pousos quanto nas decolagens e identificaram-se quais companhias aéreas apresentavam diferenças entre as médias. Concluiu-se que as médias de atraso são maiores nas decolagens, apesar de janeiro ser considerado, período de alta estação e abril, de baixa estação, não apresentando diferenças entre as médias de atrasos. Também se concluiu que as maiores médias de atrasos, tanto de pousos quanto de decolagens, ocorrem nas companhias de grande porte.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i3.59

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com