Modelo para disseminar informação de patentes usando médias sociais

Sérgio Maravilhas, Zeny Duarte

Resumo


Desenvolvimento e implementação de um modelo para a disseminação da informação científico-técnica contida nos documentos de patente utilizando os sites web das entidades oficiais de Propriedade Industrial (PI), com o apoio dos recursos de informação das Bibliotecas e Serviços de Informação e Documentação (BSID) das universidades, fundamentais para o sucesso dos Centros de Investigação Universitários (CIU) nas áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina (CTM). Para a obtenção de um programa coerente de disseminação que facilite o acesso à informação de patentes pelos CIU, médias sociais (RSS, Blogs, Wikis, Newsletters) serão utilizados para permitir atingir os objetivos propostos, assim como controlar efetivamente de modo a constantemente melhorar o sistema implementado. O objetivo desta vigilância tecnológica (VT) e inteligência competitiva (IC) é o de estimular a criatividade, conduzindo ao desenvolvimento de novos produtos e processos, assim como a consequente melhoria dos índices de inovação com eficiência de custos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i4.571

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]