Influência de agentes clarificantes quanto aos parâmetros colorimétricos e análises térmicas nos óleos refinados de semente de maracujá

Julianna Andrade, Lília Barretto, Gabriel Francisco da Silva, João Antonio Belmino dos Santos

Resumo


As argilas clarificantes são utilizadas nas operações de refino dos óleos vegetais, na etapa de clarificação com a finalidade de remover pigmentos, melhorar a aparência, o odor e o sabor. Neste trabalho, realizou-se a etapa de refino do óleo de semente de maracujá amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.) extraído por prensagem mecânica. As sementes de maracujá amarelo foram desidratadas em um secador convectivo à temperatura de 70°C. Posteriormente, foi realizada a análise de estabilidade do óleo refinado, verificando possíveis alterações na sua coloração, em relação aos tipos de agentes clarificantes, bem como a análise térmica dos óleos durante um período de 90 dias. Em relação à etapa de clarificação do óleo, pode-se concluir que a argila bentonita proporcionou uma melhor eficiência durante o período de armazenamento. Quanto às análises térmicas, as curvas de TG/DTG e DSC demonstraram, através da temperatura de decomposição, que os óleos refinados apresentam maior estabilidade térmica em relação ao óleo padrão.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i4.569

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]