Prospecção tecnológica com o enfoque na produção e preparações de alimentos com aroma e sabor de café e cacau

Ismara Rocha, Andréa Miranda, Frederico Amorim, Paulo Silveira, Sérgio Soares

Resumo


O flavour é um conceito de análise sensorial que engloba, pelo menos, dois fenômenos: o sabor e o aroma. O aroma por sua vez é determinado pelos compostos voláteis dos alimentos percebidos pelo nariz, enquanto o sabor se encontra baseado com sensações relacionadas com o paladar. Este estudo tem por objetivo identificar patentes depositadas que tratam de produções relacionadas com sabor e aroma do cacau e café. A pesquisa foi realizada na base de patentes Espacenet® (EP). Foram encontradas 757 patentes depositadas nessa base de dados. Observou-se que em 1972 houve 26 patentes depositadas sobre o tema pesquisado. O país que apresentou maior número de depósitos de patentes foi os Estados Unidos com 130 patentes depositadas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i4.568

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]