Avaliação de potencial de ervas medicinais: Capim-limão (Cymbopogon citratus d.c.), Chá verde (Camellia sinensis l.) E hibisco (Hibiscus sabdariffa l.) Para obtenção de chás solúveis

Uellison dos Santos, Bianca dos Santos, Gabriel Francisco da Silva, Patrícia Constant, João Antonio Belmino dos Santos

Resumo


Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar características físico-químicas de extrato aquoso e liofilizado de capim-limão (Cymbopogon citratus D.C.), chá verde (Camellia sinensis L.) e hibisco (Hibiscus sabdariffa L.), foram realizadas analises em triplicata  de teor de sólidos solúveis, acidez titulável, pH, atividade de água e solubilidade em água. Os resultados do extrato aquoso e liofilizado para o capim limão apresentaram (SST) variando de 3,0333 a 38,3066, valores de pH variando de 5,08 e 6,32 além de atividade de água características para os estados em que os extratos se encontravam, para o resultado do chá verde obtivemos teor de (SST) variando de 2,81 a 45,52, pH entre 5,04 e 6,28 além de atividade de água característica. Os extratos de hibisco também apresentaram resultados satisfatórios com teor (SST) entre 3,28 e 34,16, pH de 2,34 e 3,16 e atividade de água característica.  Os resultados obtidos revelaram a importância do processo de liofilização nas amostras, uma vez que houve um aumento da qualidade dos chás sem que houvesse danos na sua qualidade sensorial.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i4.566

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com