Obtenção de auxiliar de floculação a partir de resíduos de sementes de frutas visando o tratamento de água

Erivaldo Reis, Edilson de Jesus, Cristina Silva, Rogério Pagano, Antônio Silva, José Pacífico

Resumo


Este estudo objetivou avaliar o potencial de utilização de resíduos de sementes de frutas como auxiliar de floculação no tratamento de água. Os biomateriais utilizados foram sementes de mangaba (Hancornia speciosa), maracujá (Passiflora edulis), graviola (Annona muricata) e goiaba (Psidium guajava). As sementes foram lavadas e secas em mufla a 170°C por 1 h e 30 min, sendo em seguida trituradas. As sementes foram usadas sem e com modificação química com ácido cítrico,hidróxido de amônio e peróxido de hidrogênio. Os testes em batelada de remoção de cor, turbidez e ferro foram realizados usando Jar Test. No tratamento utilizou-se água sintética preparada com argila com granulometria 100 m mesh. Os testes em batelada foram desenvolvidos utilizando velocidade de mistura rápida de 150 rpm com duração de 1 min, velocidade de mistura lenta de 30 rpm com duração de 15 mim, 1,5 mL de coagulante sulfato férrico, 3 gotas de permanganato de potássio e auxiliar de floculação (pó de semente). Todos os testes foram realizados no pH fixado em 6,0. A determinação de turbidez foi feita utilizando o método nefelométrico. A análise de ferro e cor foi realizada por espectrofotometria. A remoção média de íons para Fe foi de 53% utilizando os biomateriais mangaba e graviola. Para turbidez e cor aparente obteve um percentual de remoção em torno de 90% para todos os biomateriais.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i4.565

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]