Inovações tecnológicas e transformações no jornalismo com as redes digitais

Carlos Eduardo Franciscato

Resumo


Embora a atividade de comunicação social e particularmente o jornalismo sejam diretamente condicionados por estruturas e processos tecnológicos, o termo ‘inovação’ tem estado pouco presente nesses estudos científicos. Esse distanciamento é ainda mais significativo se considerarmos que o campo da comunicação se encontra dentro da área das Ciências Sociais Aplicadas, portanto mais próximo a uma dimensão prática e operacional do conhecimento. Da mesma forma, é significativo perceber que a constituição das indústrias de mídia a partir do século XIX teve, na tecnologia, um dos marcos fundamentais para estruturação dos grandes veículos de comunicação e suas rotinas de produção e circulação de produtos.  O objetivo deste artigo é investigar as razões deste distanciamento, mesmo sendo o jornalismo uma atividade social que poderia se beneficiar diretamente da aplicação do conhecimento científico e, ao mesmo tempo possibilitar a compreensão de especificidades de processos inovativos no ambiente jornalístico. Buscaremos também demonstrar que, com um novo padrão produtivo baseado nas novas tecnologias da comunicação e da informação, o fator tecnológico tem sido estruturante das novas práticas, principalmente com a digitalização ampla de todas as dimensões do jornalismo e sua disponibilização em redes digitais online com crescente atuação social. Portanto, a inovação tecnológica é central nessas transformações, mas teoricamente frágil em uma perspectiva acadêmica.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i4.558

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]