Aplicação do CAD e FMEA para a implementação do sistema fotovoltaico

Jorge Sales, Geovana Lima

Resumo


O presente artigo visa discutir a viabilidade na implementação de um sistema fotoelétrico isolado para redução de custos com eletricidade usando como exemplo uma residência. Para tanto, foram selecionados somente os equipamentos de iluminação, devido à utilização mais comum. Em seguida foi utilizada uma ferramenta CAD com intuito de projetar o pavilhão em 3D para a realização da distribuição do sistema fotoelétrico, com o objetivo de encontrar o melhor percentual de rendimento. Posteriormente, tem-se a realização do levantamento fotoelétrico: a definição do número de painéis, o modelo e a quantidade de conversores de corrente. Com os resultados obtidos, foi possível comparar o investimento feito no sistema fotoelétrico e relacionar com os custos da energia elétrica durante 30 anos, o qual é período de vida médio dos painéis fotoelétricos. E para agregar maior confiabilidade ao produto, fora utilizada a ferramenta de análise de falha, o FMEA.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i4.556

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com