Prospecção tecnológica sobre a cura do Diabetes Mellitus

Gláucia Acioli, Antonio Oliveira Junior

Resumo


O Diabetes Mellitus é considerado um problema de saúde pública mundial, uma vez que causa impactos à produtividade e à qualidade de vida de milhões de pessoas, além de onerar o serviço público de saúde com o tratamento e suas frequentes complicações. Atualmente, pesquisas científicas e tecnológicas são desenvolvidas para a resolução dessa problemática. Nesse sentido, o presente trabalho visou realizar uma prospecção tecnológica com o intuito de verificar os avanços tecnológicos a respeito da cura do Diabetes Mellitus, no cenário internacional, a partir da análise dos depósitos de pedidos de patentes dispostos, nos últimos 05 anos, no Banco Europeu de Patentes e no Banco da Organização Mundial de Propriedade Intelectual. Considerando os dados coletados, verificou-se que a China é a maior detentora de número de patentes, com destaque para os depósitos nas subclasses A61K (22) e A61P da Classificação Internacional de Patentes, em ambos os bancos tecnológicos, havendo, no entanto, redução no quantitativo geral de patentes depositadas no decorrer do período em estudo.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i4.555

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]