Prospecção tecnológica: utilização de lipases para a produção de biodiesel

Maísa Pessoa Pinheiro, Francisco de Moura Lopes, Louhanna Pinheiro Rodrigues, Lana Grasiela Alves Marques, Ana Lúcia Ponte Freitas

Resumo


Os combustíveis renováveis são vistos atualmente como uma potencial alternativa ao uso de combustíveis fósseis por serem menos danosos ao meio ambiente. O biodiesel é um exemplo de substituinte do diesel comum que é produzido através de reações de transesterificação, as quais podem ser catalisadas por lipases. O objetivo do presente estudo foi realizar uma prospecção tecnológica sobre a produção de biodiesel utilizando lipase, através da busca em duas bases de dados de depósitos de patentes, o European Patente Office (EPO) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A pesquisa demonstrou que existem muitas patentes nessa área, distribuídas em 15 países diferentes e que os pedidos de depósitos vêm aumentando ao longo dos anos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v5i4.540

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]