A importância de uma indicação geográfica no desenvolvimento do turismo de uma região

Jaqueline Silva Nascimento, Gilvanda Silva Nunes, Maria da Glória Almeida Bandeira

Resumo


Com a obtenção do selo de qualidade das Indicações Geográficas (IGs), o aumento da atividade turística tem sido uma realidade em várias localidades brasileiras, a exemplo da primeira IG “Vale dos Vinhedos”, que trouxe muitas oportunidades de negócios e novos postos de trabalho àquela região vinícola. Além desses, outros exemplos podem ser citados. O presente trabalho objetiva discutir a relação entre as Indicações Geográficas e o desenvolvimento do Turismo de uma determinada região. A discussão oferece ainda espaço para a criação de novos nichos de mercado, como o Turismo, a ser agregado com o desenvolvimento de uma IG acrescentando um diferencial competitivo importante para os produtores. A pesquisa baseou-se em roteiros turísticos já presentes em algumas IGs, como o Enoturismo e o Turismo de Aventura na Serra Gaúcha no Vale dos Vinhedos e o modo de produção da cachaça em Paraty (RJ). Portanto, diante da análise, entende-se que a aliança entre o Turismo e as Indicações Geográficas, é garantia de sucesso, desde que se tenha um planejamento adequado e políticas públicas ajustadas para todo o conjunto envolvido. No período de 2009 a 2012, o número de IGs no Brasil cresceu bastante, e as IGs mais recentes necessitam de apoio para crescerem e cumprirem seu papel como instrumento de desenvolvimento das regiões detentora do selo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i4.54

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com