Indicadores de inovação: estudo comparativo entre o Brasil e os demais países dos BRICS

Esdras Oliveira Eler, Aleixina Maria Lopes Andalecio

Resumo


O estudo aqui relatado teve como objetivo avaliar a atual política de inovação brasileira, pela comparação entre os indicadores de inovação do Brasil com os indicadores dos demais países do Brics nos últimos cinco anos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, avaliando os relatórios do Fórum Econômico Mundial. Após o levantamento de dados, identificou-se que o Brasil não apresenta nenhum indicador de inovação em crescimento, se comparado com os demais países do Brics, mas para o período pesquisado, considerando unicamente os possíveis efeitos da Lei de Inovação Tecnológica sobre os resultados econômicos de Brasil, mantendo todos os outros fatores econômicos constantes, é possível afirmar que a política de inovação brasileira, em especial a Lei de Inovação Tecnológica, gera resultados positivos para a economia do País. Espera-se contribuir, com esse estudo, para um melhor entendimento das relações entre os países do Brics nas áreas de C,T&I e da política atual de inovação brasileira.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v5i1.510

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]