Layout celular: proposta e implantação em empresa Start-up de tecnologia

Lucas Almeida Dos Santos, Juliano Hammes, Alexandre de Crecenzo Guedes da Luz, Leoni Pentiado Godoy, Thaiana Ardenghi

Resumo


A escolha correta de um layout proporciona à organização se adaptar para melhor utilizar seus recursos em busca da melhoria contínua. A presente pesquisa, apresenta a elaboração e implantação de um layout celular tendo por base o uso das ferramentas de processos, Fluxograma, 5W2H e Diagrama de causa e efeito, no apoio da tomada de decisão do melhor layout a ser implantado.  Diante do exposto, o escopo da pesquisa objetiva apresentar a implantação do layout celular em uma empresa start-up de tecnologia, bem como os resultados obtidos mediante a proposta apresentada. Como metodologia de pesquisa, definiu-se o presente estudo como um estudo de caso, onde foi possível realizar a análise da estrutura física que corresponde a 60 m² de área de produção, para implementar o layout celular. Como principal resultado obtido destaca-se o sucesso da implantação, onde, o mesmo atendeu todas as necessidades de fabricação do produto na organização pesquisada. Concomitantemente a evolução do layout, foram definidos quatro postos de trabalho, onde se tem a entrada de MP (matéria-prima) em A e a saída do produto acabado em D, conforme exposto nos resultados.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, L.C.G.Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia. 4. ed. rev. atual. São Paulo: Atlas, 2009.

BARROS, A.J.S.; LEHFELD, N.A.S.Fundamentos de metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.

CARVALHO, D. S.; RESENDE. S, D.; SOUZA N, S; LIMA, R, F.; Implantação de um arranjo físico (layout) e sua relevância para a dinamicidade organizacional no processo de produção: Revisão Bibliográfica. [artigo científico], 2010.

CAUCHICK, P.A. (org). Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevie: ABEPRO, 2012.

CURY, A. Organização e métodos: uma visão holística. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2000.

GIL, Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2009.

KRAJEWSKI, L. J.; RITZMAN, L. P. Operations Management – Strategy Analysis. Ed. Addison-Wesley. Longman, Inc., 1999.

MARSHALL, J. Gestão da qualidade. 10. ed. Rio de Janeiro: FGV,2010.

MARTINS, P. G; LAUGENI, F.P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2005.

MICHEL, M.H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OAKLAND, J. Gerenciamento da qualidade total [tradução Adalberto Guedes Pereira]. São Paulo: Nobel, 2003.

OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, Organização e Métodos: uma abordagem gerencial. 18. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, D.P.R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SLACK N.;CHAMBERS S.; JOHNSTON R. Administração da Produção. Trad. de M. T. C. de oliveira, F.ALHER e H.L. Corrêa.2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

YIN, R.K. Estudo de caso – planejamento e método. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2001.




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v6i4.494

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]