Estudo comparativo do coentro (Coriandum sativum l.) seco obtido em diferentes métodos de secagem

Geânderson Santos, Mariana Costa Oliveira, Maria Moraes Silva, Alessandra Almeida Castro

Resumo


Poucos são os métodos de conservação de hortaliças pós-colheita, nesse contexto a secagem surge como uma alternativa no processo de conservação do coentro que é uma das hortaliças mais consumidas no país, já que mantém as características nutricionais e físico-químicas próximas as do produto in natura; diante disto o presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência de dois processos: Liofilização e secagem em secador de bandejas sobre constituintes físico-químicos e aspectos físicos do coentro. As análises realizadas foram, Umidade, Aw, Cinzas, Acidez, Sólidos solúveis, pH, Fenóis totais e Carotenóides .Os resultados obtidos demonstram que os dois processos de secagem a que foi submetido o coentro alterou de forma significativa os compostos dos parâmetros analisados, no entanto ,comparando somente os dois métodos entre si a secagem em secador foi mais eficiente na retirada de água 6,23% de umidade enquanto que a liofilização 8,63%, já com relação a manutenção dos outros constituintes e da cor a liofilização agrediu menos o produto. Logo conclui-se que o coentro liofilizado mantém as características mais próximas as dos produto in natura do que o coentro seco em secador.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i3.47

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com