Prospecção tecnológica de queijo coalho com base no estudo das patentes depositadas

Augusta Santiago Beltrão, Maria Rita de Moraes Chaves Santos

Resumo


O artigo busca-se analisar o setor de laticínios com base no estudo das patentes depositadas. Para tanto, utilizou-se dos depósitos no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A hipótese levantada no estudo é que a  evolução no depósito de patentes acompanhe as modificações estruturais e econômicas vivenciadas atualmente. O queijo de coalho é um alimento de grande importância nutricional e econômico-social, pois é amplamente consumido por pessoas de todas idades e de classes sociais. Para este trabalho foi feito o levantamento de patentes, artigos, teses e dissertações a partir dos termos: produção de queijo, novos produtos, aditivos e embalagens, utilizando as bases de dados INPI, Espacenet, USPTO, Periódicos CAPES, Web of Science, Google acadêmico e SciELO. Os países da União Européia possuem mais pedidos de patentes na área de queijo de coalho, sendo que o Brasil possui um grande potencial relacionado a este segmento.


Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, F. T. M. Produção de queijo de coalho no Estado da Paraíba: acompanhamento das características físico-químicas do processamento. 1983. 74p. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa,PB, 1983.

BASSO, A.; SEOLIN, R. Produção de queijos. Disciplina de Engenharia Bioquímica.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. Disponível em:

.Acesso em: 15 mar. de 2009.

TRONCO, V.M. Aproveitamento do leite e elaboração de seus derivados na propriedade rural.Guaíba, RS: Agropecuária, 1996. 144p.

MENESES R. B., MACHADO B. A. S., SILVA T. N., DRUZIAN J. I., Prospecção tecnológica sobre queijo de coalho, Caderno de Prospecção, 2011, vol. 4 p. 043-049




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v5i4.454

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. [email protected]