Estudo prospectivo da própolis e tecnologias correlatas sob o enfoque em documentos de patentes depositados no Brasil

Bruna Aparecida Souza Machado, Lindaiá Santos Cruz, Silmar Baptista Nunes, Marcelo Andres Umsza Guez, Francine Ferreira Padilha

Resumo


A própolis é um produto natural elaborado a partir de secreções de árvores, flores, folhas e pólen, recebendo ainda a adição de substâncias secretadas pelo metabolismo glandular das abelhas. Devido à importância farmacológica, terapêutica, científica e econômica deste produto, o objetivo deste trabalho foi analisar as potencialidades, características e evolução das competências tecnológicas, traduzidas através de dados estatísticos de patentes depositados no Brasil, no que diz respeito aos processos de extração e obtenção de compostos ativos da própolis, bem como suas aplicações industriais a partir da elaboração de novos produtos. O termo documento de patente abrange pedidos de patente publicados ou patentes concedidas. A pesquisa foi realizada a partir de palavras-chave do tema na base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O primeiro documento de patente identificado foi de 1992, tendo como o país de origem o Japão. Do universo de patentes depositadas 94% são de residentes e 6% de não residentes. Em relação à tecnologia protegida os inventores independentes são os maiores depositantes, seguida das empresas e universidades. Apesar de o Brasil ser um dos maiores exportadores mundiais da própolis, este não é considerado como um mercado atraente e competitivo para a proteção desta tecnologia por outros países.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v2i3.45

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com