Desenvolvimento de produto: envasadora automatizada de produtos alimentícios semilíquidos e viscosos

Tania Regina Seiboth, Adelar José Naressi, Lucinéia Carla Loeblein, Mário Luiz Santos Evangelista, Sérgio Luiz Jahn

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um protótipo de uma envasadora automatizada de produtos alimentícios semilíquidos e viscosos. A ideia inicial partiu da observação da realidade enfrentada pelas agroindústrias da região noroeste do Rio Grande do Sul durante o processo de envase de alimentos. Um protótipo inicial foi criado e apresentado na disciplina de Automação, no curso de Engenharia de Produção da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). O projeto inicial despertou interesse para a construção de um protótipo industrial e definitivo, que mediante a formação de parcerias, tornou-se realidade. A eletropneumática foi o sistema empregado para automatização do processo de envase. Após a construção, o protótipo foi colocado à prova de testes, junto a Agroindústria da SETREM. Mediante o resultado dos testes foi possível avaliar o funcionamento e a precisão do processo de envase, as amostras envasadas não atenderam aos limites de tolerância, de acordo com a Portaria Nº 74 do INMETRO, mostrando que são necessários ajustes no sistema de envase do protótipo.

Texto completo:

PDF

Referências


ANVISA. Resolução RDC nº20, de 22 de Março de 2007; Disponível em: http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?id=98. Acesso: 13 de Maio de 2013.

BATALHA, M. O. Gestão Agroindustrial. Vol. 1, 2 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

BATALHA, M. O. Gestão Agroindustrial. Vol. 2, 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor – Entrepreneurship: Prática e Princípios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2002.

HAASE, H.; ARAÚJO, E.C.; DIAS, J. Inovações Vistas pelas Patentes: Exigências Frente às Novas Funções das Universidades. Revista Brasileira de Inovação. Vol. 4, nº 2, Jul a Dez 2005, Rio de Janeiro: FINEP, 2005.

PREZOTTO, L. L. Agroindústria Familiar Gerando Trabalho e Renda no Campo e na Cidade. Porto Alegre: Emater/RS-Ascar, 2002.

ZYLBERSZTAJN, D. et al. Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2000.




DOI: https://doi.org/10.7198/geintec.v4i5.409

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



__________________________________

ISSN: 2237-0722

A REVISTA GEINTEC possui D.O.I e está cadastrada nos sistemas:

Os trabalhos da Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias de www.revistageintec.net está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual - Aracaju/SE. Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos" 

Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - Pólo de Pós-Graduação - Sala 8 - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE. revistageintec@gmail.com